Nossa Casa Cultural, novo programa de debates do SJPMG, estreia nesta quinta 10/9, às 20h

0
41

O músico e jornalista Roger Deff é o convidado desta quinta-feira 10/9 do primeiro programa de debates da série Nossa Casa Cultural, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). O programa, que vai ao ar nas plataformas digitais do SJPMG, às 20h, sempre na segunda quinta-feira de cada mês, vai debater a cultura sob diferentes pontos de vista em encontros virtuais com artistas, produtores, empreendedores, jornalistas e demais profissionais que fazem girar esse setor fundamental e múltiplo.

Nossa Casa Cultural dá prosseguimento às ações online do SJPMG durante a pandemia, que já incluem o programa Jornalistas Ao Vivo e o Curso Livre de Jornalismo. Clique para saber mais.

“Além de mostrar o que tem sido feito na cena cultural local, o Nossa Casa Cultural abre o diálogo para pensarmos essa produção em tempos de crises e o próprio papel do jornalismo e da comunicação nesse contexto”, diz o diretor do SJPMG Bruno Mateus, que será o entrevistador do programa. “O projeto também tem o objetivo de reforçar o Sindicato e a Casa d@ Jornalista como espaço diverso de debates sobre temas caros à sociedade”, acrescenta.

Jornalista cultural e idealizador do projeto, Bruno Mateus explica que o objetivo é contemplar todos os campos das artes – música, cinema, teatro, poesia etc., e também o jornalismo cultural – em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Num momento em que as redações estão cada vez mais enxutas, os debates tentarão entender como os jornalistas podem atuar para ajudar a valorizar a produção cultural.

“Percebo que está rolando muita coisa nesse período da pandemia, com novas possibilidades, reinvenções e formatos novos, principalmente usando ferramentas que antes não eram muito usadas, como, por exemplo, teatro ao vivo pela internet”, observa Bruno.

Nesse sentido, Nossa Casa Cultural pretende ser ao mesmo tempo um bate-papo informal e leve com os profissionais da cultura e uma reflexão sobre o que está acontecendo e os desafios no mundo pós-pandemia, apresentando sempre o ponto de vista do artista, do produtor, do empreendedor e do jornalista cultural.

O convidado do primeiro programa, o rapper belo-horizontino Roger Deff tem muito a dizer, porque, além de longa e rica experiência artística, ele é também jornalista, e conhece bem o jornalismo cultural. “Ele está muito ativo na pandemia, lançou singles e clipes, e pode falar sobre os desafios da produção neste momento”, ressalta Bruno Mateus.

Roger Deff começou sua caminhada no hip hop ainda nos anos 90 com a banda Julgamento, uma das mais importantes de Minas, com a qual já lançou três discos: “No foco do CAOS” (2008), “Muito Além” (2011) e “Boa noite” (2018). Em 2019, lançou o disco solo “Etnografia Suburbana”, álbum que aborda questões relacionadas à identidade negra e periférica.

Nossa Casa Cultural vai ao ar pelos canais do SJPMG no Facebook e no YouTube, terá duração aproximada de uma hora e estará aberto à participação do público para perguntas e comentários.

 

[8/9/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here