Dia da Rebeldia Cubana será comemorado na Casa do Jornalista nesta sexta 26/7

0
36

A Associação Cultural José Martí comemora nesta sexta-feira 26/7, a partir das 19h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro), o Dia da Rebeldia Cubana. Data nacional de Cuba, o 26 de julho celebra a primeira tentativa de revolução liderada por Fidel Castro, em 1953. Sobrevivente do assalto frustrado ao Quartel Moncada, no qual morreram 69 revolucionários, Fidel foi preso, julgado e condenado, mas, anistiado dois anos depois, tornou-se a principal liderança oposicionista cubana e comandaria a revolução vitoriosa no dia 1º de janeiro de 1959.

O Dia da Rebeldia Cubana será comemorado em várias cidades brasileiras por movimentos de solidariedade ao povo cubano. A principal bandeira é o fim do bloqueio comercial à ilha, decretado pelo governo dos EUA em 1960. Depois de medidas iniciais de suspensão, no governo Obama, o bloqueio voltou a recrudescer no governo Trump.

A comemoração inclui apresentação da banda Unión Latina, formada por músicos de Cuba, Bolívia, Uruguai e Brasil, que tocam ritmos latino-americanos. O coletivo Linhas do Horizonte bordará um estandarte com frases dos libertadores José Martí e Simon Bolívar. Lideranças políticas gravarão depoimentos para um vídeo contra o bloqueio comercial a Cuba.

Acompanhe o evento pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/2584629311550310/.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[25/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here