Sindicato e parceiros abrem inscrições para Curso de Realidade Brasileira

0
41

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e parceiros realizam de junho a dezembro o Curso de Realidade Brasileira, que tem como objetivo a reflexão crítica sobre a realidade política, social, econômica e cultural de Brasil. As inscrições vão até dia 6 de junho, ou até o preenchimento das 120 vagas, e devem ser feitas em formulário próprio disponível neste link: https://goo.gl/forms/7wtrUb22JIdsxu7H3.

Realizado pela primeira vez em 2001, na Universidade Federal de Juiz de Fora, o CRB, como é mais conhecido, se espalhou por todo o país como uma verdadeira escola itinerante para militantes sociais do campo e da cidade, já tendo formado mais de duzentas turmas. Resgatando valores, identidade e autoestima do povo brasileiro, o curso é também um espaço de articulação das lutas populares.

Ministrado por intelectuais de reconhecida competência e experiência, o CRB é gratuito; pede-se uma contribuição de 25 reais para pagar despesas com alimentação, que será fornecida aos participantes. Entre os debatedores estarão João Paulo Cunha, Ricardo Gebrim, Tatiana Berringer, Bruno Bruziguessi, João Pedro Stédile, Larissa Costa, Ermíria Maricato e Wallace Oliveira.

Usando livros de referência sobre cada tema, eles levarão ao conhecimento dos participantes o pensamento dos maiores cientistas sociais brasileiros, como Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Darci Ribeiro, Florestan Fernandes, Heleieth Saffioti, Paulo Freire, Vânia Bambirra, entre outros. Dessa forma, o curso pretende contribuir para melhor entendimento da realidade brasileira, origem e causas dos problemas nacionais, e para a formulação de um projeto de país.

Momento oportuno

A presidenta do Sindicato, Alessandra Mello, enfatizou que o CRB é extremamente oportuno. “Ele acontecerá num momento em que o Brasil passa por uma crise da democracia e das instituições, com um grande desmonte de todas as conquistas sociais das últimas décadas”, disse. “Mais que nunca é importante refletir sobre o passado e o presente para tentar mudar o futuro.”

O curso terá como novidade a inclusão de um módulo sobre a mídia. Denominado “Comunicação, democracia e autoritarismo na formação do povo brasileiro”, ele será o primeiro módulo e terá à frente o jornalista João Paulo Cunha. “A mídia se tornou um protagonista importante na sociedade brasileira, para o bem e para o mal. O módulo vai tratar do papel que ela tem desempenhado na democracia brasileira”, explicou João Paulo.

Essa será a sexta turma do CRB em Belo Horizonte e tem como público preferencial jornalistas, comunicadores populares e estudantes de jornalismo. Serão sete módulos, sempre em dois dias consecutivos, sábado, de 9h às 18h, e domingo, de 9h ao meio-dia. O primeiro módulo ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho e o último nos dias 8 e 9 de dezembro.

Metodologia dinâmica

Os participantes dividem-se em grupos que permanecem juntos ao longo dos vários módulos, desenvolvem atividades e se revezam em tarefas. Os conteúdos enfocados são tratados em diálogo com a realidade brasileira atual, sempre tendo em vista o objetivo de pensar um projeto de sociedade.

A jornalista Joana Tavares, que fez o curso em 2010, disse que ele a ajudou a conhecer melhor o Brasil a partir dos seus grandes pensadores e ter elementos para definir que país ela quer. A metodologia, dinâmica e participativa, favorece a compreensão dos temas abordados, explicou Joana.

As aulas acontecerão na sede do Sindicato, a Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte). Será fornecido certificado de participação para quem tiver mais de 70% de frequência. O curso busca sua autossustentação por meio de iniciativas desenvolvidas ao longo dos encontros.

Além do Sindicato, participam da iniciativa a Associação Henfil Educação e Comunicação, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento da Soberania Popular sobre Mineração (MAM), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e jornal Brasil de Fato Minas Gerais.

Informações pelo e-mail: crbbelohorizonte@gmail.com.

[24/5/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here