Negociações salariais: 83,2% dos reajustes de janeiro foram acima da inflação

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notas de reais - Image by Lucas Miranda from Pixabay
Image by Lucas Miranda from Pixabay

Segundo dados preliminares do Dieese, variação real média dos reajustes, em janeiro, foi de 1,89% acima do INPC


FENAJ

O ano de 2024 começa com bons resultados nas negociações coletivas, com reajustes acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE )em 83,2% dos 322 acordos e convenções coletivas das categorias com data-base em janeiro, registrados no Sistema Mediador até 5 de fevereiro. Outras 13,4%
das negociações obtiveram resultados iguais à variação do índice inflacionário e apenas 3,4% ficaram abaixo dele.

Os dados são do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A variação real média dos reajustes, em janeiro, foi de 1,89% acima do INPC.

Já o valor médio dos pisos nas últimas datas-bases foi de R$ 1.774,41 para os trabalhadores no segmento dos transportes (a maior média observada entre as categorias consideradas nesse levantamento). Chama atenção que a menor média encontrada seja de R$ 1.526,61 para os trabalhadores no ramo das comunicações.

Acesse o Caderno de Negociação do Dieese AQUI

Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas
A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, afirma que a maioria dos sindicatos filiados possui data base em 1º de maio, mas alguns já começaram as negociações. Ela recorda que a entidade lançou, em novembro do ano passado, a Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024.

“A campanha é um ponto de partida para que os 31 Sindicatos filiados possam iniciar as suas negociações fortalecidos pela visibilidade nacional. A proposta é ter um calendário de lutas que vigore nos 12 meses de 2024, até o último sindicato fechar sua convenção ou acordo coletivo”, comenta Samira de Castro.

Lançamento da Campanha Salarial durante o 22º ENJAI, em Salvador/BA
Os Sindicatos do Amazonas (Sinjor-AM) e do Ceará (Sindjorce) já lançaram a campanha localmente. E para estimular os demais filiados, a Federação lançará, em março, um guia de aplicação da Campanha Salarial nas bases sindicais. “O objetivo é a reconstrução dos direitos da categoria, fortalecendo as negociações coletivas nos setores privado e público, tanto na mídia quanto fora dela, conduzidas pelos sindicatos brasileiros”, pontua a dirigente.

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