FENAJ repudia falhas na transmissão e destaca importância do Jornalismo na cobertura do Carnaval

0
241
© Tânia Rêgo/Agência Brasil Geral Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Salgueiro, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil Geral Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Salgueiro, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) critica a superficialidade da cobertura dos desfiles de Carnaval deste ano

FENAJ

Desde que a cobertura do Carnaval começou, muitos telespectadores e profissionais de telecomunicação vem tecendo críticas à emissora que detém o direito exclusivo das transmissões dos espetáculos de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas reclamações são referentes à falta de jornalistas nas transmissões, o que diminuiu a quantidade de informação sobre as escolas que desfilaram no Rio e em São Paulo. Outros, por outro lado, reclamam do excesso de propagandas e da desordem na programação do canal.

A queda da qualidade levou a FENAJ a publicar uma nota oficial sobre o assunto. Confira abaixo:

Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a Rede Globo, detentora do direito comercial de transmissão, deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval.

Por meio de reportagens, análises contextuais e entrevistas, as/os jornalistas oferecem ao público uma visão abrangente das tradições, dos desafios e das transformações do Carnaval. Além disso, destacam-se as questões sociais e políticas que permeiam essa celebração, proporcionando uma reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade.

Neste sentido, a FENAJ exorta o público a reconhecer o valor inestimável do jornalismo na promoção da informação precisa e na preservação da memória coletiva. Ao valorizarmos o trabalho das/dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática.

Brasília, 12 de fevereiro de 2024
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

Desrespeito aos telespectadores, às escolas e ao Carnaval

Em mais um artigo, publicado na quarta-feira de cinzas, dia 14, a entidade publicou no seu site o artigo “Carnaval da TV Globo. Que tristeza”. Leia abaixo:

A TV Globo conseguiu invisibilizar o maior espetáculo da terra com uma cobertura pífia, sem profissionalismo, sem a beleza, os detalhes, as alas, alegorias. A história de cada enredo das escolas do Grupo Especial foi engolida e enterrada por influencers e outras celebridades que não são jornalistas. Um desastre!

A TV Globo demitiu, em 2022 e 2023, vários jornalistas, o seu maior capital intelectual. E, nessa linha, investiu em apresentadores e influencers que caíram de paraquedas e arrebentaram com o que poderia ser uma efetiva cobertura, com informação precisa.

A falta de compromisso com a informação de qualidade acabou com a transmissão do Carnaval no Sambódromo. Um ano para as escolas produzirem o Carnaval, muito trabalho envolvido, pesquisa, construção histórica, criação, tudo feito por profissionais e daí vem o momento mais importante: o da apresentação de cada escola. A transmissão da TV Globo conseguiu enterrar tudo. Muito feio!

A emissora, que detém o monopólio da transmissão do Grupo Especial, deveria seguir o exemplo da Band no Grupo de Acesso.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) denunciam e repudiam esse ataque da TV Globo ao Carnaval e, principalmente, aos jornalistas.

O maior espetáculo popular do Brasil merece profissionalismo.

TV Globo, mais respeito!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here