Boletim Jornalistas de Minas – 21 de julho de 2023

0
145
Chamada para a Tabela

Os Jornalistas de Minas têm uma nova tabela de referência para os orçamentos de trabalhos. Confira as informações de destaque na semana, selecionadas pelo SJPMG. Semanalmente, o boletim JORNALISTAS DE MINAS sintetiza as principais notícias sobre o cenário jornalístico em Minas, no Brasil e no mundo.

Sindicato divulga tabela atualizada de valores para jornalistas freelancers

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) atualizou a Tabela Referencial de Valores para Jornalistas Freelancers (2023), sugerindo preços para reportagens, redação, edição, revisão, diagramação, assessoria de comunicação, redes sociais, cobertura cinematográfica e fotográfica e locução. a Tabela Referencial, como o próprio nome diz, serve como uma referência para que a jornalista ou o jornalista tenha em mãos um instrumento de negociação quando for realizar algum trabalho freelancer, já que a mesma aponta parâmetros mínimos que variam de acordo com a complexidade de cada atividade descrita.


Sindicato e FENAJ repudiam ataque ao carro de reportagem da Record no Rio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJcondenam o ataque a uma equipe de reportagem da Record que acompanhava operação da Polícia Militar na Vila Aliança, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na quinta-feira, 20 de julho. Durante a pauta, um veículo de reportagem da TV foi destruído.

SINDICATOS

Imprensa sofre com escalada de tentativas de censura

Pelo menos cinco importantes publicações de âmbito nacional sofreram nas últimas semanas uma série de processos judiciais com o objetivo de impetrar censura em seus conteúdos. As restrições atendem ações do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), que iniciou uma cruzada contra veículos de imprensa que noticiaram as recentes denúncias de corrupção envolvendo seu nome e de violência contra sua ex-mulher Jullyene Lins.


MERCADO DE TRABALHO

TV Record pratica demissão em massa e se recusa a abrir negociação com sindicatos

Na manhã da última quarta-feira, 19 de julho, representantes dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas estiveram na porta da TV Record, na Barra Funda, para protestar contra as demissões de dezenas de profissionais que acontecem desde o início da semana na sede da empresa.

Após 14 anos, repórter é demitada da Globo por descumprir regra da emissora

Jornalista dos telejornais do Rio de Janeiro e de outros programas de destaque, como Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico, Lívia Torres foi demitida da TV Globo na segunda-feira, dia 17, após 14 anos na emissora. Segundo a empresa, houve descumprimento de contrato de exclusividade. Ela apresentou o sorteio da semifinal da Copa do Brasil, na CBF.

Secretaria da Mulher repudia decisão judicial do caso Silvye – Diário de Goiás

Em Goiás, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados do Estadob repudiou a decisão judicial que condenou Ricardo Hilgenstieler, agressor da deputada federal Silvye Alves (União Brasil-GO), a uma pena de três meses de prisão em regime semiaberto, pagamento de R$ 4 mil por danos morais e participação em grupo de reflexão.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Abraji abre inscrições para o curso Jornalismo investigativo: da hipótese à construção da narrativa

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog abre inscrições para a 45ª edição


FUTURO DO JORNALISMO

Google aplica inteligência artificial no jornalismo

Ferramenta que amplia a possibilidade de automação de processos no jornalismo foi apresentada a grandes grupos de mídia dos EUA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here