Petição reivindica a exigência de diploma para o jornalismo

0
174

A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) criou uma petição pública em favor da aprovação da PEC do Diploma de Jornalismo. Professores de jornalismo do Brasil, estudantes e demais cidadãos podem participar do abaixo-assinado virtual que está disponível na internet.

A Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, já aprovada no Senado Federal, precisa avançar na Câmara dos Deputados para ser incorporada à Constituição. A proposta prevê a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício profissional, como já ocorre em outras profissões.

“A obrigatoriedade da formação, em qualquer profissão, não significa restrição de acesso (ou reserva ilegítima de mercado), mas qualificação prévia, exigida e reconhecida pela sociedade para o exercício de atividades fundamentais. No caso do jornalista, é para exercer o já mencionado mandato social de mediador do conhecimento sobre a realidade cotidiana que tal qualificação foi instituída como requisito a priori“, diz um trecho da petição.

A campanha foi retomada recentemente por parte da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas de diferentes estados, com o apoio de outras instituições. Além  da ABEJ, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) também apoia a iniciativa.

petição da ABEJ pode ser assinada e compartilhada em redes sociais. A expectativa da associação é obter mais de 100 mil assinaturas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here