Patrões negam abono e retroativo integral para jornalistas de rádio e TV

0
96

O Sindicato das Empresas Proprietárias de Rádio e Televisão da capital insiste em não pagar o abono, uma conquista histórica dos jornalistas e radialistas de Belo Horizonte, e também não aceita pagar integralmente o aumento retroativo à data-base da categoria ( todo dia primeiro de abril). Alegando pandemia, as negociações sobre a campanha salarial foram paralisadas por iniciativa do sindicato patronal em abril do ano passado e só retomadas em setembro.

Desde então, os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas insistem no pagamento integral dos direitos dos trabalhadores nas empresas de rádio e televisão. Em 2019, o abono pago foi de R$ 2.100 para todos os jornalistas e radialistas da capital mineira.

A proposta esse ano é zero de abono, apenas 3,3% de reposição da inflação, sem nenhum ganho real. Em relação ao retroativo, pago desde a década de 80, a proposta é de apenas seis parcelas e não onze (de maio até fevereiro somam onze parcelas em função do décimo terceiro) sem incorporar ao salário e paga em forma de abono, ou seja, não integra o salário, dividida de duas vezes. A proposta inicial era de 1,8% para os salários e pisos sem abono e sem retroativo.

No caso dos jornalistas de rádio e televisão do interior, a proposta é a mesma da capital, lembrando que nesse caso nunca houve abono. A proposta inicial do interior era 0% de reposição da inflação. Nas negociações, ela evoluiu para 3,3% nos salários e 2% para quem ganha o piso. Essa diferença de tratamento entre os menores e os maiores salários foi rechaçada pelo Sindicato e na evolução das discussões chegou-se a proposta de 3,3% para todos os salários, sem distinção, e seis parcelas de retroativo em forma de abono paga em duas vezes.

A convenção coletiva em vigor na capital e no interior vence em abril desse ano quando todas as cláusulas (econômicas, sociais e trabalhistas) terão de ser renegociadas. O sindicato vai realizar uma assembleia virtual no dia 18/02. Fique de olho no horário e na forma de consulta que vai ser anunciada ainda essa semana. Quem quiser receber o link no zap tem de mandar o nome completo e o do veículo para (31) 98798-2198.

 

[10/2/2021]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here