Exposição no Museu Mineiro celebra 35 anos da Rede Minas de Televisão

0
58

Uma exposição comemorativa dos 35 anos da Rede Minas de Televisão está no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes) até o dia 19 de fevereiro. Inaugurada no dia 20/12, a exposição é aberta ao público, gratuitamente, de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.

“Rede Minas 35 anos: seu lugar, seu mundo” mostra a trajetória da emissora de televisão pública mineira criada em 14 de agosto de 1984, no governo Tancredo Neves, e que teve a sua primeira transmissão no dia 8 de dezembro daquele ano.

A exposição tem instalações interativas, documentos e equipamentos históricos, além de conteúdos selecionados entre as mais de 50 mil horas que fazem parte do acervo da emissora. Entre as atrações estão ícones da emissora, como os bonecos do grupo de teatro Giramundo protagonistas da série Dango Balango, primeiro e muito premiado programa infantil da emissora

Uma bancada do Jornal Minas foi reproduzida para que os visitantes conheçam de dentro um estúdio de televisão. Durante o percurso, câmaras filmam capturam as imagens dos visitantes e as transmitem em antigos aparelhos de televisão espalhados pela exposição.Uma linha do tempo da emissora, além de documentos e equipamentos antigos, antes da modernização do digital, fitas magnéticas, também podem ser vistas.

No átrio do museu, uma instalação em forma de redoma de vidro, concebida por José Adolfo Moura, o diretor da série Dango Balango, retrata a evolução do televisão do analógico à nuvem.

“A exposição não contempla a grandiosidade da emissora, mas mostra ao público um pouco do que foi a Rede Minas nesses 35 anos”, observa a gerente de Marketing e Comunicação da Rede Minas, Adriana Barbosa.

Ela informa que novas peças serão agregadas ao longo dos dois meses previstos para a exposição, inclusive incorporando ideias dos próprios funcionários da emissora.

A Rede Minas produz programas, jornais, séries e especiais, muitos dos quais exibidos em rede nacional, na TV Cultura e na TV Brasil. Por meio de parcerias, a programação da emissora contempla também o interior do estado, o Brasil e o mundo.

Realização da Rede Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Rádio Inconfidência, com o apoio cultural do grupo Sicoob Coopsef, a exposição “Rede Minas 35 anos: seu lugar, seu mundo” faz um recorte

SERVIÇO

Exposição ‘Rede Minas 35 anos: seu lugar, seu mundo”

Local: Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes, Belo Horizonte, MG)

Data: 20/12/19 a 19/2/20

Horário: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h

Entrada gratuita

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[23/12/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here