BDMG Cultural lança livro sobre seus 30 anos nesta quinta 20/12

0
57

O BDMG Cultural lança nesta quinta-feira 20/12, às 19h30, o livro 30 anos de entusiasmo pela cultura, que conta a história da instituição, pioneira no país, criada no ambiente de valorização da cultura da Constituição de 1988. O livro foi escrito pelo jornalista João Carlos Firpe Pena e sua distribuição será gratuita.

“O desafio foi fazer um livro que não fosse institucional, para ser lido e não para enfeitar mesas e estantes”, disse João Carlos. “É um livro repleto de personagens e histórias, de sonhos e esperanças, de pessoas e emoções.”

Para vencer o desafio e escrever um livro gostoso de ler, que reconstituísse a história do BDNG Cultural, João Carlos e equipe entrevistaram mais de 50 pessoas, tomaram depoimentos de 22 artistas e de seis ex-presidentes da instituição, além do atual presidente, Rogério Faria Tavares.

As histórias começam com a organização da exposição de obras de Alberto da Veiga Guignard, um ícone da pintura em Minas Gerais, e o show do grupo Uakti, sinônimo de música mineira contemporânea, que marcaram a inauguração do instituto. A exposição foi organizada por Marília Salgado, filha do político Clóvis Salgado, que trabalhou como voluntária e mais tarde se tornaria a única mulher a presidir o BDMG Cultural.

João Carlos conta ainda que o instituto nasceu por iniciativa do economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, ex-presidente do BDMG, que, ao morar nos Estados Unidos, se impressionou com o grande número de obras de artes nos prédios públicos.

O livro termina no anúncio da abertura da Galeria Henfil, dedicada às artes gráficas, cuja abertura está prevista para janeiro, e é recheado com uma entrevista do secretário de estado da Cultura, Ângelo Osvaldo, que é uma “grande aula” da história cultural de Minas Gerais.

O BDMG Cultural fica à Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes, esquina com Rua da Bahia.
#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[18/12/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here