Jornalistas do Ceará autorizam desconto da contribuição sindical

Os jornalistas cearenses aprovaram de forma unânime a continuidade da contribuição sindical anual. A decisão foi tomada em assembleias por local de trabalho e autorizações individuais expressas. Os trabalhadores decidiram continuar o desconto da contribuição que a reforma trabalhista tornou facultativo.

Segundo notícia publicada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), a categoria mostrou que acredita na atuação da entidade e que o financiamento da atividade sindical é uma demanda do conjunto dos profissionais de jornalismo do Estado. Jornalistas do O Povo, TV Jangadeiro, TV Cidade e O Estado, sindicalizados ou não, autorizaram de próprio punho o desconto da contribuição sindical, que corresponde a um dia de salário. O índice de apoio à contribuição foi de 95%.

“Para nós, essa foi a maior prova de confiança na atuação dessa diretoria e, mais do que isso, a confirmação do sentimento de pertencimento à classe trabalhadora e de maturidade política para entender que o Sindjorce é o legítimo representante da categoria”, avaliou a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

O Sindijorce lembra que sempre defendeu a autossustentação financeira, garantida pelas mensalidades de sindicalizados, assim como o fim do imposto sindical compulsório, mas que a forma abrupta como se deu o fim da contribuição teve o claro objetivo de inviabilizar os sindicatos de trabalhadores.

(Com informações do saite do Sindijorce.)

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[16/5/18]

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *