A assembleia dos jornalistas de jornais e revistas da capital que estava marcada para esta segunda-feira 30/10 foi remarcada para amanhã, terça, 31/10, no mesmo horário: 20h30. A pauta da assembleia é deliberar sobre a proposta patronal de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
A proposta dos donos de jornais e revistas é de reposição integral do INPC da data-base – 4,57% – e pagamento do retroativo em três parcelas, nos salários de novembro, dezembro e janeiro. Os patrões também recuaram na sua tentativa de retirada de direitos.
Esta proposta, confirmada na última mediação no Ministério do Trabalho, realizada no dia 26/10, com as presenças dos sindicatos dos Jornalistas, dos Gráficos e dos Empregados na Administração, representa uma vitória dos trabalhadores. O corte de direitos históricos, como a hora extra paga em dobro e o adicional noturno, foi rechaçado pela categoria, que se mobilizou para lutar.
Os patrões também queriam reduzir a garantia de emprego, após a assinatura da CCT, de 90 para 30 dias, e ofereciam reajuste de apenas 2%.
Todos à assembleia!
Nenhum direito a menos!
[26/10/17]