Fernando Masanori dará curso gratuito ‘Hackeando dados públicos’ em BH

O cientista da computação Fernando Masanori dirigirá o workshop gratuito “Hakeando dados públicos”, para jornalistas, economistas, advogadas e cientistas sociais, no dia 7 de outubro (sábado), de 9h às 18h, no ThoughtWorks Belo Horizonte (Avenida dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia).

As vagas são limitadas a 40 e mulheres têm preferência. Clique aqui para ir à página de inscrição. Clique aqui para ir à página do curso no Facebook.

Masanori é professor da Fatec São José dos Campos, fez computação no IME-USP e mestrado no ITA. Ministrou cursos de Raspagem de Dados para jornalistas na Editora Abril, Folha de SP e LabJor Unicamp. Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. É o criador do Python para Zumbis.

Usando a linguagem de programação Python 3 e algumas bibliotecas, Masanori mostrará como responder a perguntas como: quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo? Quantas escolas públicas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto? Quais são as postagens no Twitter em uma determinada região? Como extrair um texto de um PDF?

Os participantes também aprenderão a: gerar um gráfico comparativo do PIB entre Brasil, Chile e Uruguai; ter acesso à evolução das menções da palavra “corrupção” no acervo da Folha; fazer análise das emendas propostas pelos deputados estaduais durante uma legislatura; listar os funcionários de uma instituição pública com ganho salarial acima do teto.

[19/9/17]

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *