Fernando Masanori dará curso gratuito ‘Hackeando dados públicos’ em BH

0
44

O cientista da computação Fernando Masanori dirigirá o workshop gratuito “Hakeando dados públicos”, para jornalistas, economistas, advogadas e cientistas sociais, no dia 7 de outubro (sábado), de 9h às 18h, no ThoughtWorks Belo Horizonte (Avenida dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia).

As vagas são limitadas a 40 e mulheres têm preferência. Clique aqui para ir à página de inscrição. Clique aqui para ir à página do curso no Facebook.

Masanori é professor da Fatec São José dos Campos, fez computação no IME-USP e mestrado no ITA. Ministrou cursos de Raspagem de Dados para jornalistas na Editora Abril, Folha de SP e LabJor Unicamp. Nos dois últimos anos deu mais de cem palestras e minicursos, na comunidade Python, viajando pelo Brasil e outros quinze países. É o criador do Python para Zumbis.

Usando a linguagem de programação Python 3 e algumas bibliotecas, Masanori mostrará como responder a perguntas como: quanto o Brasil gastou na Copa do Mundo? Quantas escolas públicas existem, em funcionamento, sem água, luz e esgoto? Quais são as postagens no Twitter em uma determinada região? Como extrair um texto de um PDF?

Os participantes também aprenderão a: gerar um gráfico comparativo do PIB entre Brasil, Chile e Uruguai; ter acesso à evolução das menções da palavra “corrupção” no acervo da Folha; fazer análise das emendas propostas pelos deputados estaduais durante uma legislatura; listar os funcionários de uma instituição pública com ganho salarial acima do teto.

[19/9/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here