Livro do Henfil sobre humor político será relançado na Casa do Jornalista nesta segunda 10/10

0
43

O Sindicato dos Jornalistas promove na próxima segunda-feira 10/10, às 18h30, o relançamento do livro “Como se faz humor político”, do cartunista mineiro Henfil. O encontro contará com a presença do filho do cartunista, Ivan, que conduzirá um debate sobre o tema, com participação dos chargistas mineiros Nilson, Duke e Lute.

“Como se faz humor político” foi lançado originalmente em 1984, no formato livro de bolso, pela Editora Vozes e contém um depoimento do Henfil ao jornalista Tárik de Souza, ilustrado por cartuns do artista. A nova edição, da Editora Kuarup, em formato maior e nova capa, foi lançada em dezembro de 2014, mas ficou praticamente sem promoção, em consequência da crise que paralisou o país, em especial a educação e a cultura.

Recentemente, Ivan decidiu usar o livro para promover debates sobre a situação política do país, em torno do tema humor e política. Ele ressalta que a política pode ser tratada com humor, ao mesmo tempo que com seriedade. “Precisamos usar o humor para rebater o discurso de ódio da direita”, argumenta.

Ivan programa percorrer o país com o livro e Belo Horizonte receberá o segundo encontro. O primeiro foi no Rio de Janeiro, com participação dos cartunistas Ziraldo, Aroeira e Ota e do humorista Gregório Duvivier. Novos encontros estão previstos para São Paulo e, novamente, Rio.

O depoimento e o humor do Henfil, que faleceu em 1988, em decorrência da aids, contaminado numa transfusão de sangue (ele era hemofílico), demonstram estar mais atuais do que nunca. “Humor, para ele, é aquele que dá um soco no fígado de quem oprime”, define Ivan.

Nestes “tempos estranhos”, em que grande parte do humor da velha imprensa voltou-se contra os que defendem os pobres e oprimidos, Henfil, se estivesse vivo, com certeza estaria do lado oposto. “Este é o momento de retomar a discussão política e usar o humor para isso”, acredita Ivan.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Como se faz humor político”, depoimento de Henfil a Tarik de Souza

Data: 10/10/16, segunda-feira

Horário: 18h30

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here