Curso Livre de Jornalismo terá primeira aula no dia 5/11

O Sindicato dos Jornalistas inaugura no dia 5 de novembro, sábado, o Curso Livre de Jornalismo, destinado a jornalistas recém-formados e estudantes de Jornalismo. O curso é gratuito e as vagas, limitadas. As aulas acontecerão na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte). As inscrições podem ser feitas pelo email eventos@sjpmg.org.br. É preciso informar nome completo, endereço, onde estuda, que período cursa; se tiver diploma, há quanto tempo e onde formou.

As aulas acontecerão aos sábados, das 10h às 13h, serão temáticas e ministradas pelo jornalista João Carlos Firpe Penna, idealizador do curso, e um profissional convidado. O primeiro convidado é Daniel Camargos, ex-repórter do Estado de Minas, premiado por diversas reportagens. O tema será “A cobertura política da imprensa brasileira e os desafios da boa reportagem”. No formato de bate-papo, com uso de multimídia, as aulas empregarão exemplos do dia a dia da própria mídia nacional e internacional para refletir sobre o jornalismo contemporâneo.

Jornalistas brilhantes

O objetivo do curso, segundo João Carlos, é contribuir para a formação de jovens jornalistas, oferecendo um ambiente que reflita sobre o bom e o mau jornalismo, valorize a reportagem e exercite o olhar profissional para pautas diferenciadas.

Ele revela que o curso nasceu da sua vontade de prosseguir contribuindo para a formação de novos jornalistas. “Jornalistas que querem ir além do jornalismo burocrático, que querem ser brilhantes”, acrescenta. João Carlos considera importante tirar os alunos das salas de aula e levá-los para outros locais, para o sindicato, para as ruas. “Acredito que tem um espaço muito grande para aulas de profissionais que estão acostumados a pôr a mão na massa”, explica.

Professor de jornalismo econômico e político da PUC Minas por 28 anos, João Carlos foi também coordenador de economia da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, editor de Economia do Hoje em Dia, repórter do Diário do Comércio e assessor de comunicação de entidades e empresas. Ele é formado em Jornalismo pela PUC Minas e Economia pela UFMG.

Com base na sua experiência de jornalista e professor, que acompanhou várias gerações de profissionais, João Carlos prevê que a prática de descrever fatos será cada vez mais uma tarefa para jornalistas medianos. Em contrapartida, caberá aos jornalistas brilhantes interpretar a realidade e oferecer ao público uma visão mais profunda e reflexiva do contexto político, social e econômico.

“A formação dos jovens jornalistas na sociedade contemporânea precisa ser a mais profunda e diversificada possível para que o profissional possa enfrentar os desafios da prática do bom jornalismo”, enfatiza.

João Carlos adianta que as aulas terão foco em jornalismo econômico e jornalismo político, além da valorização da reportagem. A intenção é que, ao longo do curso, os jovens jornalistas possam compreender melhor a conturbada conjuntura política do Brasil, refletir sobre os rumos da gestão Temer, aprimorar conceitos e práticas de jornalismo econômico e político, fazer uma leitura mais crítica da mídia e acompanhar a cobertura da mídia internacional sobre o Brasil.

Nesse exercício crítico, o curso pretende ainda: motivar estudantes e recém-formados a desvendar o outro lado da notícia, descobrir boas pautas escondidas no dia a dia, embarcar nas aventuras das reportagens de verdade, enveredar pelas trilhas do jornalismo investigativo e aprimorar os conhecimentos sobre edição. “Vamos refletir sobre os bons e os péssimos exemplos da própria mídia nacional e internacional”, promete João Carlos.

20/10/16

Veja também

SJPMG repudia ataques a jornalistas por vereadora de Bom Jesus do Amparo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público repudiar os ataques feitos ...

16 comentários

  1. O link para a página não abre

  2. As vagas já estão abertas? Como realizar o cadastro para participar do curso?

  3. Não estou conseguindo acessar o link para realizar a inscrição.

  4. Não está claro como e quando fazer a inscrição. Pelo site? Por telefone?

  5. Pode ser pessoas mais velhas para fazer o curso?
    Como inscrever?
    Grata.Maíra.

  6. Qual a duração do curso?

  7. O curso será online? Ou presencial? Se for presencial, onde será?

  8. Quando será divulgada a lista dos alunos selecionados?

  9. Qual a duração do curso?

  10. Ayalla Simone Nicolau

    Qual a duração do curso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *