Diários Associados: sindicatos convocam assembleia nesta terça 16/2

0
43

Os sindicatos dos Jornalistas, dos Radialistas, da Administração e dos Gráficos convocam assembleia conjunta para esta terça-feira 16/2, às 20h, em primeira convocação, e 20h30, em segunda convocação, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro). O objetivo é esclarecer dúvidas trabalhistas e definir a continuidade do movimento que deu origem às paralisações nos jornais Estado de Minas, Aqui, portais Uai e em.com.br e TV Alterosa.

Ao longo de todo o dia, a partir das 10h, diretores dos sindicatos e advogados estarão presentes na Casa para prestar esclarecimentos e conversar com os trabalhadores que por algum motivo não puderem comparecer à assembleia.

O grupo Diários Associados vem pressionando os sindicatos para que eles retirem as ações que cobram o pagamento do décimo terceiro salário, com multa, juros e correção monetária pelo atraso. Segundo relatos dos funcionários, gestores alegam que se as ações não forem retiradas, o pagamento do que falta só vai ser feito depois de decisão judicial e que isso pode levar anos. O nome disso é chantagem.

O sindicatos reiteram que as ações são uma maneira de resguardar os direitos dos trabalhadores e evitar que práticas como essa se tornem corriqueiras em uma empresa que vem atrasando, além do décimo terceiro, salários, vale-transporte, vale-refeição, FGTS e INSS.

Também não é verdadeira a informação que vem sendo divulgada nos corredores de que os sindicatos recusaram a troca do plano de saúde em vigor pelo da Unimed. A empresa nunca apresentou para os sindicatos uma alternativa ao plano que está para vencer, deixando os trabalhadores apreensivos, principalmente aqueles que têm cirurgias marcadas ou filho prestes a nascer. A única proposta que a empresa apresentou foi de prorrogação até o dia 20 de fevereiro.

O grupo também pressiona os sindicatos para que eles apresentem propostas de redução salarial e demissão. Não é papel de sindicato de trabalhadores propor demissões e corte nos salários. Os sindicatos defendem a manutenção dos postos de trabalho e remunerações justas. A empresa nunca apresentou uma proposta concreta para ser discutida.

Quem está fora de lei é o grupo Diários Associados. Os sindicatos nunca se recusaram a debater propostas, haja vista as dezenas de mediações feitas no Ministério do Trabalho. Continuamos à disposição para diálogo honesto e franco, mas não vamos abrir mão de lutar pelos direitos dos trabalhadores.

Não vamos ceder a pressões e chantagens. Os sindicatos nunca foram tão fortes e atuantes como agora.

TODOS À ASSEMBLEIA!

Data: terça-feira 16/2

Horário: 20h

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here