Você quer entender bem os objetivos e expectativas em relação à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025, a COP 30? O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e a PUC-Minas se uniram para realização do debate “COP30 – Desafios humanos, políticos e tecnológicos para Transição Climática Justa”, no dia 20 de outubro, no Auditório 1 da PUC Minas Lourdes (19h), e no dia 21 na Casa dos Jornalistas (19h30).
A COP 30, prevista de 10 a 21 de novembro em Belém, é a maior e mais importante cúpula anual sobre o clima, com a previsão de participação de 200 países e definição de metas mais ambiciosas de redução das emissões. Jornalistas, cientistas e autoridades estarão cobrindo e atualizando os conhecimentos, para tomada de decisões que, certamente, afetarão o futuro imediato e mediato da humanidade.
O SJPMG e PUC-Minas promovem o debate “Pré-COP”, no sentido de ampliar o conhecimento sobre o que será discutido, objetivando uma cobertura e disponibilização de informações mais objetivas e claras sobre tudo que vai acontecer. É uma oportunidade, também, para o público em geral ampliar o conhecimento sobre o assunto e acompanhar de forma mais assertiva as discussões.
A diretora do SJPMG e coordenadora do evento, Maura Eustáquia de Oliveira, diz que o evento faz parte das comemorações dos 80 anos do Sindicato dos Jornalistas. Ela ressalta a qualidade dos palestrantes como José Carlos Carvalho, consultor internacional em Meio Ambiente, ex- ministro do Meio Ambiente e ex- secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, que falará sobre “As potências mundiais e o Sul Global – dificuldades e potencialidades da transição climática/ Contribuição possível do Direito e da Comunicação Social”, no dia 20, às 19 horas, na PUC – Minas Lourdes.
Neste mesmo dia 20, às 19h40, na PUC – Minas Lourdes, foram convidados o Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais, Leonardo Monteiro Rodrigues, com a palestra “Dano Ambiental e Reparação”, e às 20h10 será a vez do pesquisador da PUC-Minas e UFMG, professor Caio Dayrell, que abordará “O papel dos afetos na mudança climática”.
Já no dia 21 no SJPMG, às 19h30, foram convidados para palestra José Cláudio Junqueira, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ex presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), com o tema “O que esperar da COP 30 para um futuro sustentável”? Às 20h30, será a vez de Felipe Correia de Souza Pereira Gomes, engenheiro ambiental, empreendedor em inovação tecnológica no setor de resíduos orgânicos e biogás, detentor de patente e coautor de livros na área, falar sobre “As questões básicas do licenciamento ambiental no Brasil e as diferentes categorias de unidades de conservação”.
Mais informações sobre o assunto:
Jornalista Maura Eustáquia Oliveira – Coordenadora do evento pelo SJPMG – (31) 9.98365720
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO
REALIZAÇÃO:
PUCMINAS – Faculdade de Comunicação e Artes e Faculdade Mineira de Direito
SINDICATO DE JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE MINAS GERAIS/ 80 anos – Coordenação : Comissão de Mulheres Jornalistas
DIA 20/10 – PUC – MINAS Lourdes (Rua Sergipe 790)
19 h
Potências mundiais e o Sul Global – dificuldades e potencialidades da transição climática/ Contribuição possível do Direito e da Comunicação Social.
Palestrante: José Carlos Carvalho, consultor internacional em Meio Ambiente, ex-ministro do Meio Ambiente e ex-secretário de Meio Ambiente de MG.
19h40
Dano Ambiental e Reparação – Leonardo Monteiro Rodrigues – Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais.
20h10
O papel dos afetos na mudança climática – Professor Caio Dayrell, pesquisador da PUC Minas e UFMG.
DIA 21/10 – Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG (Avenida Álvares Cabral 400)
19h30
O que esperar da COP 30 para um futuro sustentável?
José Cláudio Junqueira – Engenheiro civil e sanitarista pela UFMG, Mestrado em Engenharia Sanitária e Urbanismo pela Escola Nacional de Saúde Pública da França (ENSP), Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Foi Pesquisador, Diretor e Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (MG).
20h30
Questões básicas do licenciamento ambiental no Brasil e as diferentes categorias de unidades de conservação
Felipe Correia de Souza Pereira Gomes – Engenheiro ambiental, mestre em Sustentabilidade.
Ex-assessor da Presidência da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG (SEMAD).
Empreendedor em inovação tecnológica no setor de resíduos orgânicos e biogás; detentor de patente e coautor de livros na área.

