Foi lançado nesta segunda-feira 14/5, em Belo Horizonte, o Comitê de Comunicadores Populares (CCP), que tem como objetivo organizar ações que fortaleçam a comunicação plural e independente. A iniciativa surgiu de um consenso entre os jornalistas: a necessidade de dialogar com a sociedade sobre a comunicação e manipulação da opinião pública e construir uma comunicação democrática voltada para o interesse social.
No primeiro encontro foram debatidas formas de atuação do CCP e levantadas propostas de ações de curto, médio e longo prazo. Entre elas, estão a assessoria voluntária para movimentos sociais na área de comunicação, a organização de cobertura de atos contra o golpe, a oferta de cursos sobre crítica de mídia e projetos de formação de comunicadores comunitários na periferia da capital.
Durante a reunião, também foi ressaltada a importância de buscar espaço nas tevês e rádios comunitárias da capital mineira para divulgar as ações do comitê e das lutas populares, assim como uma rede de comunicação alternativa.
Um novo encontro do Comitê de Comunicadores Populares está marcado para a próxima segunda-feira (21/5), às 19h, no Sindicato dos Jornalistas (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro). Todos estão convidados.
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[15/5/18]