O Programa Transdiciplinar Polos de Cidadania da UFMG lança nesta quinta-feira 3/5, às 18h, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro), o livro “Violências de Mercado e de Estado – no contexto do empreendimento minerário Minas-Rio Conceição do Mato Dentro – MG | 2015-2017”.
O lançamento acontece no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, para marcar a importância da comunicação no desenvolvimento de uma sociedade justa. O livro será distribuído gratuitamente durante o lançamento.
Coordenado pelo professor doutor André Luiz Freitas Dias, da Fafich-UFMG, e por Lucas Furiati de Oliveira, o livro discute os impactos da construção e da implantação do empreendimento minerário Minas-Rio, da mineradora Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A. em Conceição do Mato Dentro e região.
Entre os impactos estão aqueles no âmbito da transparência das informações em relação aos afetados pelo empreendimento.
“Afetados são aqueles que tiveram seus afetos retirados abrupta e brutalmente a partir de uma intervenção vinda de fora do espaço social onde vivem”, explica a professora doutora Regina Helena Alves da Silva, coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) da UFMG, que assina o prefácio.
O livro busca contribuir para a visibilidade dos discursos e narrativas dos moradores afetados de Conceição do Mato Dentro. Para o professor André Dias, “o livro é necessário para denunciar a falta de informação e visibilidade das diversas violências cometidas pelo mercado no contexto da mineração e a omissão do Estado frente a tais ações”.
Informações: https://www.facebook.com/events/1648065718609610/.
(Foto capa do livro: Cristiano Silva e Arthur B. Senra.)
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[2/5/18]