O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) iria realizar na semana passada uma live para colocar em votação a nova proposta da campanha salarial de 2020 feita pelos patrões para os jornalistas trabalhadores das emissoras de rádio e TV da capital mineira, mas em função do ataque fascista de hackers, ocorrido dia 23/03, durante uma assembléia da campanha de 2021, os procedimentos terão que ser alterados para garantir a segurança digital de todos os participantes.
Para participar vai ser necessário um cadastramento prévio. O jornalista de rádio e televisão interessado tem que preencher um formulário com dados que serão previamente conferidos. O link para a assembléia vai ser enviado 5 minutos antes. O SJPMG solicita aos jornalistas que não repassem o questionário e nem o link da votação para ninguém que não seja jornalista de rádio e TV da capital. A reunião vai ocorrer na quarta.
A nova proposta é o pagamento do retroativo integral em forma de abono, o que representa 40% do salário, reposição de 3,31% da inflação acumulada até a data-base passada (abril de 2020) e nada de abono.
A diferença em relação a proposta já votada e rejeitada é o pagamento integral do retroativo em forma de abono, que não incorpora ao salário e não entra no cálculo do FGTS e outros benefícios. Na anterior, a proposta era de pagar o retroativo somente a partir de setembro e em forma de abono.
Link formulário