Poetas e músicos parceiros de Marcelo Dolabela (foto), falecido em janeiro deste ano em Belo Horizonte, realizarão dois saraus em homenagem ao multiartista com transmissão ao vivo pela internet nas sextas-feiras 26/6 e 3/7, às 20h.
Denominados Dadalobela – nome de um poema visual de Marcelo e com o qual ele gostava de se identificar, numa brincadeira com seu sobrenome e o movimento dadaísta que admirava – os saraus terão poesias, músicas e projeção de imagens do poeta. O link da transmissão é este: https://www.youtube.com/watch?v=51R2PSCHVkk.
A homenagem é uma iniciativa do músico Duzão Mortimer, um dos primeiros parceiros de Marcelo Dolabela, e está sendo organizada por uma comissão da qual fazem parte também a viúva do poeta, Ná, e a poeta Ana Caetano. Ao todo participarão mais de 30 artistas, entre poetas e músicos.
Os saraus vão mostrar um pouco da obra diversificada de Dolabela, desde as primeiras revistas de poesia, como CemFlores, no final da década de 1970, na UFMG, passando pelas bandas O Grande Ah, Sexo Explícito e Divergência Socialista. Além de poeta, letrista e músico, Dolabela foi também dramaturgo, crítico, cineasta, professor, pesquisador e colecionador de discos de MPB, rock e pop.
“Além de poeta genial, com uma obra gigantesca, Marcelo foi um grande agregador”, disse Ana Caetano. “Ele criou vários coletivos para produção de jornais, revistas, exposições.”
O sarau desta sexta 26/6 está sendo chamado de Lado A. Dele participarão os músicos Duzão Mortimer, Marcos Pimenta, Silma Dornas, Bruno Verner, Elio Silva, Leo Lima, Nísico Teixeira, Francesco de Napoli e a Banda Anvil FX (Paulo Beto, Bibiana Graeff e Apolônia Alexandrina). Os poetas participantes e as poesias que declamarão são os seguintes:
Ilka Boaventura – A terra não sabe que tem que girar (inédito)
Mário Alex – Haicai em forma de soneto
Marcos Faria – 50 e poucos anos
Bruno Brum – Petição de princípio
Simone Neves – Maletta revisited nº 86
Kaio Carmona – Dialética do chiste #3
Gláucia Machado – Oração bélica para o dia de hoje
Rogério Hilário – Asilo Arkam
Poesia desce a ladeira (Wagner e Osmir) — Presuntos
Jim – Sim, meu país e a guerra
Chacal – (Poema a confirmar)
Vera Casanova – Para sempre, expulso do Paraíso
No Lado B, dia 3/7, os poetas e poesias serão:
Adriana Versiani – Belo Horizonte, adeus #4
Álvaro Garcia – Belo Horizonte, adeus #5
Carlos Barroso – Belo Horizonte, adeus #11
Emília Mendes – Belo Horizonte, adeus #14
Leca Kangussu – Belo Horizonte, adeus #1
Luciano Cortez – Belo Horizonte, adeus #3
Luciana Tonelli – Belo Horizonte, adeus #16
Teo Assunção – Belo Horizonte, adeus #6
Psiu Poético (Aroldo) – Belo Horizonte, adeus #10
Ana Gusmão – Belo Horizonte, adeus #8
Carlos Augusto Novais – Belo Horizonte, adeus #7
Ana Caetano – Belo Horizonte, adeus #17
Jair Fonseca – Belo Horizonte, adeus #2
(Crédito da foto: Ivan Chagas.)
[23/6/20]