A partir do dia 29 de julho, dez veículos de imprensa brasileiros vão participar do Acelerador de Notícias Locais do Facebook. Feito em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), o projeto tem o objetivo de tornar os modelos de negócio mais sustentáveis, ajudando a encontrar e fidelizar audiência.
As empresas selecionadas no Brasil foram: Gazeta do Povo (PR), O Povo (CE), Estado de Minas (MG), Correio (BA), A Gazeta (ES), NSC Total (SC), Jornal do Commercio (PE), A Crítica (AM), Correio do Estado (MS) e O Popular (GO). Elas receberão apoio financeiro e seus representantes vão participar de encontros presenciais e webinars com especialistas de grupos de notícias internacionais.
“Nosso objetivo é dar ainda mais suporte ao importante trabalho feito pelos veículos de notícias locais. Acreditamos que esse tipo de notícia tem um papel importante para criar comunidades e queremos que seja um ecossistema forte com histórias relevantes, seja no Facebook ou fora das plataformas”, afirma a gerente de parcerias estratégicas do Facebook no Brasil Sabrina Cimenti.
Um mapeamento feito pelo Atlas da Notícia, no ano passado, identificou que 51% dos municípios brasileiros não têm cobertura de imprensa, com um total de 30 milhões de pessoas. Além disso, 30% dos municípios brasileiros foram classificados como quase deserto, onde há apenas 1 ou 2 veículos jornalísticos, impactando 34 milhões de pessoas.
O Acelerador de Notícias Locais faz parte do investimento global de US$300 milhões do Facebook em três anos para dar suporte à indústria de notícias, parceiros e produção de conteúdo. O projeto teve um piloto nos Estados Unidos no ano passado e, neste ano, já foi realizado na Alemanha e no Canadá.
(Publicado pelo Portal Imprensa.)
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[25/7/19]