As inscrições para as aulas sobre jornalismo político e fotojornalismo estão abertas. As aulas serão no sábado, 6 de julho e integram o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
Durante a manhã, Alessandra Mello e Isabella Souto, repórteres da editoria de política do jornal Estado de Minas, vão tratar dos bastidores da cobertura dos poderes executivo, legislativo e judiciário e darão dicas sobre atalhos e caminhos para alcançar reportagens exclusivas e de interesse público.
“A cobertura política é hoje o espaço mais importante dentro de um jornal . Pode até não ser o mais lido, mas é por onde passa o nosso destino, por isso, tem tanta relevância”, afirma Alessandra, que é presidenta do Sindicato dos Jornalistas.
Alessandra tem mais de 20 anos de experiência de cobertura política. Além do jornal Estado de Minas, trabalhou no Jornal do Brasil e em O Tempo. Já Isabella é repórter de política do Estado de Minas há 22 anos. Ela também edita o suplemento Direito & Justiça e é graduada em direito e jornalismo.
“Vou focar a aula no poder judiciário. Mostrar como faço para conseguir informações nos tribunais e, por exemplo, como ler as sentenças e encontrar ali o que realmente importa”, conta Isabella.
Fotojornalismo
No período da tarde, o curso de fotojornalismo será ministrado pela jornalista Bárbara Ferreira e pelo jornalista Nilmar Lage.
Bárbara preparou uma aula repleta de referência atuais. “Quero mostrar outras possibilidades dentro do fotojornalismo e da fotografia documental com uma reflexão sobre o documental na era dos celulares e do instagram”, afirma.
Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Cinematográfico, produtora e fotógrafa, Bárbara produziu o festival ‘co-fluir, em 2017 e é uma das integrantes do coletivo almôndega filmes.
“Tentarei levantar o debate em torno da imagem como arte, como forma de contar histórias, criar narrativas próprias. A fotografia e o fotojornalismo têm uma série de desdobramentos e tentarei apresentar outras possibilidades, que não apenas as redações tradicionais. Falarei um pouco sobre a fotografia de rua, a fotografia documental e a fotografia de família, sempre buscando referências contemporâneas, aliadas aos ‘mestres e mestras’ da fotografia, e outros olhares possíveis”, planeja Bárbara.
Já Nilmar trará a perspectiva de quem atua no interior e vai explicar a estratégia que usa para colaborar com veículos nacionais. “Enfrento desafios por estar fora do eixo, mas tento manter as relações com jornalistas e os veículos, além de permanecer atento às pautas nacionais que permitam fazer recortes regionais”, diz.
Nilmar colabora com diversos jornais, sites e agências como Brasil de Fato, The Intercept Brasil, AFP, Agência Pública, Greenpeace, MAB e Mídia Ninja. “A busca por contar histórias com imagens é o disparador que me mantém ativo e motivado para melhorar minha linguagem visual, alinhando o fazer autoral com a necessidade de atender demandas do mercado”, afirma.
Ideias para enfrentar a crise
O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.
A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14/6, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo). O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15/6, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo.
Informações
- Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
- Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
- A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
- Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
- O certificado será enviado por e-mail.
- O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
- Para estudantes e sindicalizados em dia, o valor do pacote completo seria R$ 700. Com o desconto, sai por R$ 500.
- Os jornalistas podem ficar em dia com o Sindicato antes da inscrição e, assim, pagar o valor menor.
Formas de pagamento
- Na sede do Sindicato, de segunda a sexta, de 13h até 18h. Pagamento em dinheiro, cartão de debito ou crédito. (Av. Álvares Cabral, 400, Centro)
- Pelo SYMPLA, na internet, com taxa de 10%. (https://www.sympla.com.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise__522905)
Dúvidas
e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com
whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[27/6/19]