O Casa J Videocast recebe um ícone do teatro mineiro, o premiado diretor Pedro Paulo Cava. Com 60 anos de carreira, além de diretor, Cava também é autor, dramaturgo, produtor, iluminador e professor de teatro.
A conversa sobre essa trajetória recheada de prêmios foi conduzida pelo âncora Luiz Henrique Freitas e pelo jornalista Rubem Ur. Também compôs a mesa uma convidada especial, a atriz Cláudia Assunção, que integrou o elenco de “Mulheres de Holanda”, a peça mais famosa do diretor.
Cava revistou as passagens mais importantes de sua carreira, como a criação da Oficina de Teatro e Artes Cênicas-Escola Livre, que se tornou referência no ensino teatral brasileiro e modelo para outras várias escolas no Brasil, e a fundação do Teatro da Cidade.
O diretor não poupou críticas ao pouco orçamento ou investimento dado à cultura em Minas e no Brasil, e destacou que “fazer teatro é um ato de amor”. Para ele, os 60 anos de carreira foram de “tanta intensidade e amor que parecem ser 120”. E, para quem se dedica à arte, deixou um recado: “Teatro se faz com paixão, se não for assim, é melhor desistir”.
O Casa J Videocast é realizado pela Casa de Jornalista de Minas com recursos da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, serão 16 episódios apresentando entrevistas com personalidades, artistas, produtores e jornalistas que se destacaram no setor cultural mineiro e brasileiro.
A produção executiva é das jornalistas Luci Carvalho e Fernanda Castro; a edição é de Bruna Cevidanes. O design e as mídias sociais ficam a cargo de Gil Sotero e Ciclo Navegantes. A conversa na íntegra com Pedro Paulo Cava está disponível nas plataformas Spotify e YouTube.
https:// www.spotify.com/casajvideocast
https:// www.spotify.com/casajvideocast