Com 65% dos votos, os jornalistas de Rádio e Televisão de Belo Horizonte aprovaram a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Jornalistas de Rádio e TV do Interior do Estado, que determina reajuste salarial de 3,8% para os profissionais contratados, com efeitos retroativos a primeiro de abril deste ano. O mesmo percentual será aplicado ao piso salarial.
Lina Rocha, presidenta do SJPMG, assinala que foram realizadas várias rodadas de negociação, com tentativa de avançar no reajuste acima do INPC, mas o patronal não cedeu argumentando dificuldades financeiras das empresas.
Confira os detalhes da CCT
- Os salários base vigentes em 1º de novembro de 2023, de todos os trabalhadores ativos quando da assinatura da presente Convenção, serão reajustados pelo percentual de 3,8% (três, vírgula oito por cento) facultando às empresas compensarem todas as antecipações concedidas a partir de 1º de abril de 2024.
- Para os empregados admitidos após 1º de novembro de 2023 e antes de 31 de março de 2024, e que ainda se encontrem ativos quando da assinatura da presente Convenção, será garantido o percentual proporcional ao mês de sua admissão.
- Não serão compensados os aumentos salariais concedidos após 1º de novembro de 2023, que sejam decorrentes de promoções, transferências e equiparação salarial, além daqueles decorrentes de aplicação de planos de cargos e salários.
- Exclusivamente para as funções regulamentadas assim consideradas aquelas com expressa previsão em lei, são garantidos a partir de 1º de abril de 2024, os seguintes pisos salariais ou salários de ingresso, para jornada diária de 05 (cinco) horas, conforme art. 303 da CLT:
Confira o texto integral da CCT