Eduardo Campos lança, nesta quinta, livro sobre cuidados com Alzheimer

0
539

O jornalista e advogado Eduardo Nunes Campos lança nesta quinta, 31, na Casa de Jornalista, seu terceiro livro. “A filha que não tive: minha mãe e eu depois do Alzheimer” é o relato das experiências vividas nos 15 anos em que cuidou de sua mãe, do diagnóstico de demência até sua partida, em agosto de 2020. Eduardo Campos abdicou de sua vida profissional e acadêmica para exercer seu novo ofício, de cuidador familiar, abandonando a tese de doutorado em Direito que fazia na Universidade de Coimbra, em Portugal, já em estado avançado. 

O objetivo central do livro é o de repassar o rico aprendizado adquirido no período, que o autor considera muito mais robusto que as lições do curso de Aperfeiçoamento em Gerontologia que realizou para cumprir sua tarefa, e que pode contribuir com outras pessoas que vivam ou venham a viver situação semelhante.

No livro, construído a partir de um diário que fez ao longo de toda a jornada, o autor narra os diferentes estágios vividos pela mãe no processo de evolução da doença, as implicações cognitivas, emocionais e físicas dessa evolução e as medidas adotadas para tentar desacelerar sua progressão e dar a ela a melhor qualidade de vida possível. Ao mesmo tempo, procura desmistificar a ideia de que a demência significa o fim da vida, para o paciente e seu cuidador familiar principal, a despeito do grande sofrimento que implica. Recusa a visão de que não há nada ou há muito pouco a fazer, diante da fatalidade. Descreve a inversão de papeis que, pouco a pouco, vai se configurando, processo em que acaba por se tornar o pai de sua mãe.

O lançamento será acompanhado do debate “Prevenção e desaceleração do Alzheimer: realidade ou ficção”, que tem como convidados os geriatras Néstor Carlos Gersztein e Ana Luisa Rugani Barcellos, que cuidaram de sua mãe e participam do livro, ele como prefaciador e ela prestando um depoimento.

Lançamento do livro “A filha que não tive: minha mãe e eu depois do Alzheimer”

Dia: 31 de agosto, quinta-feira, 19h15

Local: Casa de Jornalista, avenida Álvares Cabral, 400, Belo Horizonte

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here