terça-feira , 30 maio 2023
divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos
divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos

Sindicato dos Jornalistas de Minas e Casa de Jornalista debatem o uso da Inteligência Artificial no jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas de Minas e a Casa de Jornalista de Minas promovem na próxima quarta, 22, o debate Jornalismo e Inteligência Artificial: para onde vamos?. O evento irá reunir jornalistas e profissionais de diversas áreas com o objetivo de debater o uso da Inteligência Artificial no jornalismo.

Estarão presentes:

Virgílio Almeida, professor emérito de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor associado da Universidade de Harvard, que irá fazer uma apresentação do que é a Inteligência Artificial e como funcionam seus mecanismos.

Maira Monteiro, diretora-executiva do portal de notícias BHAZ, que falará sobre as mudanças que o uso da IA irá trazer à rotina de uma redação de jornalismo, mostrando os limites que serão colocados para o seu uso, bem como os possíveis ganhos que a nova ferramenta pode propiciar à produção da notícia. Maira Monteiro irá mostrar também até que ponto o jornalista deve confiar em um conteúdo produzido por uma IA.

Lourdes Pires, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado de Minas Gerais (Sinttel-MG), abordará o tema do ponto de vista da manutenção de empregos e do possível aumento da precariedade que a IA poderá trazer ao mundo do trabalho. Lourdes é diretora da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp) e irá levar para o debate a realidade do setor de telemarketing à luz das novas tecnologias.

Maiara Orlandini, professora do curso de Jornalismo da PUC Minas irá falar sobre como a IA pode ser administrada dentro do produção jornalística, com a remodelação do processo de criação e compartilhamento da notícia, bem como sobre as novas áreas de atuação que podem surgir e como o jornalista deve se preparar para esse novo cenário.

Carlos Teixeira, editor do portal Radar do Futuro e também participante do evento,  avalia Chat GPT, a mais conhecida ferramenta de IA da atualidade, como o momento em que a IA entra em sua fase de maturidade. “É apenas o início de algo mais poderoso”, afirma Carlos Teixeira. Nesse cenário, ele entende que o jornalismo e os jornalistas precisam se apropriar das ferramentas e se antecipar às transformações que virão para   construir um novo jornalismo.

Marque na agenda

O evento será presencial, na sede do Sindicato dos Jornalistas e da Casa de jornalista, na avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sindicato, em www.sjpmg.org.br.

divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos
divulgação evento jornalismo e inteligencia artificial para onde vamos

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *