terça-feira , 30 maio 2023

Comitê Popular destaca risco de topar com alguém de covid em BH e critica defesa da PBH de prescrição de ivermectina

A quinta edição do Boletim de Monitoramento do Comitê Popular de Belo Horizonte de Combate à Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (01/07/22), destaca quais são os riscos de se encontrar com alguém com COVID-19, considerando a taxa atual de incidência da doença em BH, que é de 381 casos por 100.000 habitantes), maior do que o mobitoramento anterior, indicando que o contágio segue em alta na capital mineira.

Em editorial, o Comitê destaca ainda a nota da Prefeitura de Belo Horizonte sobre o caso divulgado pelos veículos de comunicação da prescrição, em um posto de saúde da capital, do kit cloroquina (ivermectina e azitromicina), já considerado ineficaz pelas entidades de saúde mundiais e que ainda pode acarretar riscos para a saúde de quem utiliza sem necessidade esses medicamentos.

A PBH, em nota, afirmou que “a prescrição de qualquer medicamento a partir da necessidade de cada paciente é prerrogativa do médico” , citando uma parecer de 2020 do Conselho Federal de Medicina (CFM), já amplamente contestado pela justiça e pelas comunidades científicas e da bioética, e que já deveria ter sido há muito revogado. Para o Comitê, esse caso revela incompetência na orientação para utilização da ivermectina que, além de ineficaz , aumentou os casos de intoxicação, quando comparado com o período pré-pandemia.

“Além disso, a posição da PBH autoriza que condutas como a aqui relatada se repitam, desconsiderando a ciência, desrespeitando o paciente e causando danos a eles. O comitê repudia esta atitude da profissional, a postura da Prefeitura e a manutenção do Parecer 004/2020 do CFM e se solidariza com a postura da mãe do paciente”.

O Comitê Popular de Combate à Covid em Belo Horizonte foi criado em função da dissolução, pela secretária de Saúde, do grupo criado em março de 2020 para acompanhar a evolução da epidemia, sistematizar dados e orientar a população e a área médica sobre o avanço da doença e medidas de contenção. Além do comitê da PBH ser dissolvido pela secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o boletim diário passou a ser divulgado com intervalos de 3 a 4 dias sem incluir as taxas de ocupação de leitos e transmissão do vírus, dados contidos no boletim do comitê popular.

Confira a 5ª edição do Boletim
1/7/22

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *