Estudioso da ética na comunicação, Anis Leão morre aos 91 anos

0
84

Um dos fundadores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Anis José Leão faleceu na última quarta, 2,  aos 91 anos. Ele havia sido internado no sábado anterior, 29 de janeiro, devido a uma infecção urinária e não resistiu a um quadro de septicemia. Anis foi sepultado na quinta, no cemitério Parque a Colina. Ele era viúvo desde 2015, de dona Clélia, e deixa três filhas – Eline, Beatriz e Taís –, duas netas e três bisnetos.

Anis Leão era jornalista e advogado. O registro de jornalista ele obteve em 1953, mesmo ano em que ingressou como funcionário da secretaria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde trabalhou por 40 anos. Em 1958, formou-se também em direito e, três anos depois, criou o curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, ao lado dos professores José Mendonça e Adival Coelho de Araújo. No curso, foi professor de ética e legislação na imprensa e na comunicação. Saiba mais aqui sobre quem foi Anis Leão.

Alguns jornalistas manifestaram pesar pelo seu falecimento:

Profundo conhecedor da ética

“O professor e jornalista Anis Leão foi um profundo conhecedor da comunicação e do direito e, principalmente, da ética, a qual ensinava e aplicava em quaisquer áreas do conhecimento que buscava e exercia. Com essas qualidades, tive a oportunidade de tê-lo como ‘fonte’ no período em que fui repórter setorizado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas pelos jornais ‘Diário de Minas’ e ‘Tribuna de Minas’. Mais tarde, nos encontramos novamente, quando assinou coluna semanal no jornal ‘Hoje em Dia’ sob o nome Direito Eleitoral. A cada início de nova eleição, ligava e ele prontamente atendia, enviando seus artigos. De repórter atrás de orientação e informação, passei a editar suas colunas, sempre cirúrgicas, didáticas e objetivas e, assim, continuei aprendendo com ele. Que siga em paz em sua trajetória de luz! Que Deus abençoe familiares, amigos e admiradores entre os quais me incluo.” (Orion Teixeira)

Gratas lembranças

“Tenho boas e gratas lembrança do mestre Anis Leão. Fui aluna dele na Fafich, turma de Jornalismo formada em julho de 1979. Sempre foi referência no campo do Direito e da Ética. Aprendemos muito com ele. Está na luz. Força e consolo para a família e todos que o amam.” (Sulamita Esteliam)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here