Jornalistas de O Tempo e Rádio Super conquistam 10,48% de aumento

0
99

Os jornalistas de O Tempo/Rádio Super conquistaram um aumento de 10,48% relativo aos anos de 2020 e 2021. As negociações foram conduzidas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais com o auxílio do setor de mediação de conflitos e relações do trabalho da  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Também foi renovado o acordo coletivo de trabalho.

A reposição salarial já foi paga, falta a quitação dos retroativos e a assinatura dos representantes da empresa para que o acordo seja registrado no Ministério do Trabalho e Emprego e, posteriormente, colocado no site do SJPMG para consulta.

Mesmo com esse ganho, que supera os índices dos acordos fechados em 2020 e 2021 pelo. SJPMG, os jornalistas de O Tempo/Super estão convocados para a assembleia do dia 10/02 que vai discutir também a campanha de 22. Além de batalhar por aumento real, pra além do INPC.

Desde a contrarreforma trabalhista do governo Temer, em 2017, o sindicato patronal que representa os donos de jornais, por intransigência, não repõe ao menos a inflação do período, obrigando o SJPMG a buscar acordos individuais com as empresas.

Se não houver mobilização e participação da categoria, dificilmente serão obtidos reajustes reais.

Ano passado, de acordo com o Dieese, apenas 15,8% dos acordos trabalhistas tiveram ganho real. Na comparação com os anos anteriores, foi a menor proporção de reajustes iguais ou acima do INPC-IBGE (52,3%).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here