Fique em dia com a anuidade e ajude a manter o Sindicato dos Jornalistas vivo!

0
93
Banner verde com desenho de um punho erguido e uma caneta-pena.
Jornalista, vamos manter nosso sindicato vivo!

Jornalistas, vamos manter nosso Sindicato vivo! Começou a campanha para pagamento para anuidade 2021, cuja data-base é sempre no mês de agosto.

O valor deste ano é de R$ 345,00 para jornalistas da capital e R$ 201,00 para jornalistas do interior. As novidades são as novas modalidades de pagamento: por meio de PIX e o parcelamento em até 12x no cartão de crédito sem juros.

Clique aqui pague sua anuidade!

A sobrevivência do Sindicato depende de você!

O SJPMG depende hoje exclusivamente da arrecadação da anuidade paga pelo/a jornalista sindicalizado/a. A Reforma Trabalhista de 2017, além de desproteger os/as trabalhadores/as, impactou diretamente na arrecadação do Sindicato.

Em 2020, a situação se agravou com a pandemia, já que os espaços físicos disponibilizados pelo SJPMG deixaram de ser alugados, para evitar a propagação da Covid-19, piorando a situação financeira.

Hoje, o Sindicato conta com apenas uma funcionária para todo o serviço administrativo, como sindicalização, emissão de carteiras, pagamento das despesas, entre outros. Além disso, sede enfrenta problemas estruturais que podem comprometer seu funcionamento.

Por isso, jornalista, é fundamental que a anuidade seja paga em dia.

O sindicato conta com mais de 3 mil jornalistas associados, entretanto, o número de jornalistas que mantêm o pagamento em dia não chega a 15%. E vale destacar: 100% da categoria é beneficiada com as ações do SJPMG.

E quais as ações do Sindicato?

Mesmo nessa conjuntura totalmente adversa, o Sindicato d@s Jornalistas MG seguiu realizando inúmeras ações, algumas delas litadas a seguir:

Atuação política:   

  • Notas em geral em defesa de jornalistas que sofreram violência;
  • Denúncias de casos de assédio (moral e sexual);
  • Denúncias de demissões ou situações arbitrárias;
  • Manifestações políticas em pautas diversas (como LGBTQAI+, Consciência Negra, Mulheres);

Atuação jurídica e trabalhista de proteção à categoria:

  • Orientações e recomendações para jornalistas e empresas jornalísticas sobre medidas de proteção contra a Covid;
  • Campanhas salariais em diversos espaços e áreas de trabalho (Jornais e Revistas; emissoras de rádio e televisão da capital mineira; empresas públicas como EMC e BHTRANS; entre outras);
  • Expedição de ofícios sobre assédio moral;

Iniciativas de valorização da profissão e formação da categoria:

  • Criação de nova tabela de frilas;
  • Realização de pesquisas diversas, como a articulação com o Sindicato, o perfil de jornalistas de assessorias e o perfil das mulheres jornalistas de MG;
  • Realização de lives com temas diversos, como: orientações trabalhistas e previdenciárias; medidas de proteção a jornalistas contra a covid-19 nas redações; os desafios cotidianos de jornalistas frila; proteção aos direitos humanos; jornalismo ambiental; assédio sexual nos espaços de trabalho; jornalismo antirracista etc.;
  • Realização/participação de debates virtuais com entidades parceiras, para abordar temas como: a uberização do jornalismo; impactos da venda da Radio Itatiaia; desmonte da comunicação pública; mulheres e o sindicalismo; comunicação e igualdade racial; relatório de violência contra jornalistas etc.;
  • Promoção do Curso de Jornalismo Livre (2ª edição), que contou com mais de 400 pessoas (entre estudantes e jornalistas);
  • Promoção de rodas de conversa virtual sobre a produção cultural mineira.

O Sindicato d@s Jornalistas conclama a categoria a se manter em dia com a anuidade.

Além dos benefícios da sindicalização (convênios e descontos, preços diferenciados nas inscrições em cursos de capacitação técnica, formação política entre outros, desconto na Carteira Nacional de Jornalistas e acesso à Carteira Internacional de Jornalistas), o/a jornalista em dia contribui para a luta em defesa da categoria e da profissão!

[2/8/2021]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here