Sindicato apresenta contraproposta de campanha salarial

0
59

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais enviou para o sindicato patronal de rádio e televisão a proposta de campanha salarial aprovada em assembleia virtual realizada na semana passada.

A proposta é a mesma apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão: recomposição na íntegra de 3,65% da inflação acumulada até a data base (abril de 2020) nos salários e no piso, abono de R$ 1100, metade do valor pago ano passado, e pagamento da recomposição em até duas vezes.

A proposta inicial feita pelos patrões é de recomposição de 1,8% e nada de abono. Uma nova reunião entre os sindicatos deve ser marcada nos próximos dias. A cada reunião, o sindicato vai convocar a categoria para discutir a proposta.

As negociações com os radialistas estão um pouco mais avançadas, mas os patrões  se mantém intransigentes em relação ao abono. Propuseram apenas uma recomposição um pouco maior, de 2% para os salários e os  pisos.

Em relação os jornais impressos e sites não há ainda negociação em curso. Desde 2017, o sindicato patronal  de proprietários de jornais e revistas se recusa a conceder aumento. O sindicato tem buscado acordos individuais, mas também há resistência por parte dos patrões, que sempre alegam crise.

O sindicato dos jornais impressos e sites do interior apresentou uma proposta sem nenhum aumento, nem aos menos a recomposição da inflação.  No caso das assessorias de imprensa , o  sindicato nacional das empresas foi extinto e não há acordo coletivo desde então, apenas  tratados individuais. Para tentar solucionar esse impasse, o SJPMG vai fazer uma pesquisa com os assessores para traçar o perfil dos trabalhadores e ver como agir para garantir as recomposições e aumentos. Aguarde a divulgação das pesquisas nas redes sociais. Participe das assembléias virtuais. Mande seu nome para (31) 98239.4231 para receber o link das assembleias.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here