“Não podemos voltar ao normal”: como o coronavírus mudará o mundo?

0
57

Por Peter C. Baker. Ilustração: Nathalie Lees. The Guardian.

Tempos de revolta são sempre tempos de mudanças radicais. Alguns acreditam que a pandemia é uma chance única em uma geração de refazer a sociedade e construir um futuro melhor. Outros temem que isso possa piorar as injustiças existentes.

Tudo parece novo, inacreditável, avassalador. Ao mesmo tempo, parece que entramos em um velho sonho recorrente. Já vimos isso antes, na TV e em blockbusters. Sabíamos mais ou menos como seria, e de alguma forma isso torna o encontro não menos estranho, mas mais ainda.

Todo dia temos notícias que, até fevereiro, pareceriam impossíveis. Atualizamos as notícias não por causa do senso cívico de que seguir as notícias é importante, mas porque muita coisa pode ter acontecido desde a última atualização. Essas atualizações estão chegando tão rápido que é difícil lembrar o quão radicais eles são.

Lembre-se de algumas semanas e imagine alguém lhe dizendo o seguinte: dentro de um mês, as escolas serão fechadas. Quase todas as reuniões públicas serão canceladas. Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo ficarão sem trabalho. Os governos estarão reunindo alguns dos maiores pacotes de estímulo econômico da história. Em certos lugares, os proprietários não cobram aluguel, nem os bancos cobram pagamentos de hipotecas, e os desabrigados podem ficar em hotéis gratuitamente. Grandes áreas do mundo implantarão – com vários graus de coerção – áreas em que as pessoas têm que manter pelo menos dois metros de distância entre si. Você teria acreditado no que estava ouvindo?
Não é apenas o tamanho e a velocidade do que está acontecendo que é estonteante. É o fato de termos nos acostumado a ouvir que as democracias são incapazes de fazer grandes movimentos como esse rapidamente. Mas aqui estamos nós. Qualquer olhar sobre a história revela que crises e desastres preparam continuamente o cenário para mudanças, muitas vezes para melhor. A epidemia global de gripe de 1918 ajudou a criar serviços nacionais de saúde em muitos países europeus. As crises gêmeas da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial prepararam o terreno para o moderno estado de bem-estar social.
Mas as crises também podem pôr sociedades em caminhos mais sombrios. Após os ataques terroristas de 11 de setembro, a vigilância governamental dos cidadãos explodiu, enquanto George W. Bush lançou novas guerras que se estendiam a ocupações indefinidas. (Enquanto escrevo isso, a atual tentativa dos militares americanos de reduzir sua presença de tropas no Afeganistão, 19 anos após a invasão, está sendo retardada por complicações relacionadas ao coronavírus.) Outra crise recente, a crise financeira de 2008, foi resolvida de uma maneira que significava que bancos e instituições financeiras foram restaurados à normalidade anterior ao colapso, a um alto custo público, enquanto os gastos do governo em serviços públicos em todo o mundo foram reduzidos.
Como as crises moldam a história, existem centenas de pensadores que dedicaram suas vidas a estudar como se desenrolam. Este trabalho – o que poderíamos chamar de “estudos de crise” – mostra como, sempre que uma crise visita uma determinada comunidade, a realidade fundamental dessa comunidade é revelada. Quem tem mais e quem tem menos. Onde está o poder. O que as pessoas valorizam e o que temem.
Nesses momentos, o que quer que seja quebrado na sociedade é revelado pelo quanto está quebrado, geralmente na forma de imagens ou histórias assustadoras. Nas últimas semanas, as notícias nos forneceram inúmeros exemplos. As companhias aéreas estão realizando um grande número de voos vazios ou quase vazios com o único objetivo de preservar suas rotas principais. Houve relatos de policiais franceses multando os sem-teto por estarem do lado de fora do bloqueio. Os prisioneiros do estado de Nova York estão recebendo menos de uma hora do dólar para engarrafar o desinfetante para as mãos que eles mesmos não têm permissão para usar (porque contém álcool), em uma prisão onde não recebem sabão em pó, mas precisam comprá-lo em uma garrafa. 
Mas desastres e emergências não apenas lançam luz sobre o mundo como ele é. Eles também rasgam o tecido da normalidade. Através do buraco que se abre, vislumbramos possibilidades de outros mundos. Alguns pensadores que estudam desastres se concentram mais no que pode dar errado. Outros são mais otimistas, encarando as crises não apenas em termos do que está perdido, mas também do que pode ser ganho. Todo desastre é diferente, é claro, e nunca é apenas um ou outro: perda e ganho sempre coexistem. Somente em retrospectiva os contornos do novo mundo em que estamos entrando se tornam claros.
Claque AQUI para ler a íntegra, em inglês, no The Guardian.

[3/4/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here