Agência Pública oferece bolsas de reportagem para estudantes de jornalismo

0
48

Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, a Agência Pública lançou as Microbolsas Mobilidade, desta vez destinada a estudantes de jornalismo interessados em investigar o tema.

O projeto, que nasceu lá no começo da Agência Pública para ajudar repórteres investigativos a tirar suas pautas dos sonhos do papel, sempre provocou a pergunta: “Estudante pode participar?”. Desta vez, a resposta é: sim! A Pública convida estudantes do Brasil todo a pensar e propor histórias que querem investigar sobre mobilidade urbana.

Serão distribuídas cinco bolsas de 5 mil reais. Além da bolsa, os estudantes vão receber a mentoria de nossos editores para produzir suas reportagens. As inscrições devem ser feitas até dia 9 de março pelo formulário.

Para se inscrever, é necessário que o candidato conte um pouco de sua trajetória, indique um professor como referência e proponha uma pauta detalhada sobre mobilidade urbana. Se a proposta for pré-selecionada, o professor deverá enviar uma carta de recomendação. Grupos de estudantes podem se inscrever.

As propostas podem tocar em qualquer aspecto deste tema que afeta tanto a vida dos brasileiros: políticas públicas de mobilidade urbana, transporte público, segurança no trânsito, impactos das formas de locomoção no meio ambiente, problemas que serão enfrentados pelos candidatos à prefeitura, entre outros. Um bom exemplo é a série Especial Catraca, que em 2017 revelou como funcionava a máfia dos ônibus no Rio, que controlava os preços de passagens e era acusada de superfaturar custos com aluguel para esconder lucros irregulares.

Buscamos pautas investigativas que retratem a mobilidade urbana em todo o país, inclusive com histórias locais.

Clique AQUI para ler o regulamento completo.

Clique AQUI para ler as perguntas frequentes sobre as Microbolsas Mobilidade.

(Publicado pela Agência Pública.)

[3/3/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here