O Bloco do Pescoção, que desde 2015 participa do carnaval belo-horizontino, sairá mais uma vez este ano, na terça-feira 25/2. A folia começa às 12h, em frente à Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro), e vai até o fim da tarde.
Criado para homenagear os jornalistas profissionais de Minas Gerais, o Bloco do Pescoção é formado por jornalistas e aberto a todas as pessoas que gostam de pular carnaval. A finalidade é valorizar aqueles que no dia a dia produzem informação, bem essencial para a democracia.
Grande parte do público é formada por pessoas da terceira idade, jornalistas aposentados que têm no desfile do bloco a oportunidade de rever amigos.
O bloco valoriza também a genuína música de carnaval, tocando marchinhas, MPB e sambas tradicionais, num ambiente tranquilo e familiar, próprio também para crianças.
Como diz Zuzileison Moreira, o Zu, um dos idealizadores do bloco, as dificuldades que a categoria vem enfrentando nos últimos anos não são suficientes para desanimar os jornalistas. “Vamos sair com a mesma garra de sempre”, promete.
O desfile sairá da Álvares Cabral e seguirá pelas ruas da Bahia, Aimorés e Espírito Santo, retornando ao ponto de partida. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) colocaram seus trios elétricos à disposição do bloco.
Veja, acima e abaixo, fotos de desfiles de anos anteriores.
Venha, traga sua alegria, sua fantasia e seu instrumento!
SERVIÇO
Desfile do Bloco do Pescoção
Dia: 25/2, terça-feira de carnaval
Hora: das 12 às 18h
Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro)
(Crédito das fotos: Thiago Barbosa Fernandes.)
[20/2/20]