Jornalistas do Metro têm dez dias para manifestar oposição à taxa de fortalecimento sindical

0
38

Atenção jornalistas do Metro: aqueles que se opuserem à taxa de fortalecimento do Sindicato têm dez dias, a contar desta quinta-feira 14/11, para se manifestarem formalmente, assinando documento próprio, no Sindicato, no horário de 13h às 18h.

A taxa corresponde a 2% do salário e será descontada apenas uma vez, no próximo pagamento. Ela ajudará na manutenção do SJPMG, que desde a reforma trabalhista do governo golpista depende exclusivamente das contribuições dos jornalistas para sobreviver.

A taxa está prevista no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que o SJPMG e o jornal Metro assinaram. Este foi o primeiro ACT assinado pelo SJPMG com um jornal da capital em 2019. Desde que o sindicato patronal passou a se recusar a renovar a Convenção Coletiva de Trabalho, o SJPMG vem negociando acordos separadamente com cada empresa jornalística.

O ACT garante os direitos trabalhistas nele previstos. No caso do Metro, o ACT cobre o período de duas datas-bases, de 1º abril de 2018 a 31 de março de 2020.

Além de benefícios previstos nas demais cláusulas (44 ao todo), os jornalistas receberam reajuste de 1,59% nos salários retroativo a 1º de abril de 2018 e reajuste de 3,67% retroativo a 1º de abril de 2019. Os reajustes já foram pagos.

O ACT está disponível em PDF no saite do Sindicato; clique AQUI para acessá-lo.

Os jornais O Tempo e Hoje em Dia também concederam reajustes, mas ainda não assinaram os acordos.

Se tiver dúvida, ligue para 3224-5011, no horário de 13h às 18h.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[13/11/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here