Google seleciona 12 projetos brasileiros de jornalismo para incentivar

0
58

Congresso em Foco, Jota, AzMina, Abraji, O Globo, Estadão, Bandeirantes, Piauí, Aos Fatos, Jornal do Comércio, Agência Lupa, Agência Pública, O Eco, Marco Zero Conteúdo, Periferia em Movimento e Repórter Brasil são autores dos 12 projetos brasileiros selecionados pelo Desafio do Google na América Latina. O objetivo é acelerar a inovação no jornalismo desenvolvendo novos modelos de negócio pautados na tecnologia.

O Google distribuirá R$ 16,5 milhões para financiar o desenvolvimento dos projetos selecionados, 30 ao todo. Os projetos vão usar técnicas de inteligência artificial, checagem de dados, jornalismo de dados e personalização de conteúdo para ampliar e elevar a qualidade da cobertura jornalística que vêm fazendo.

O projeto do Congresso em Foco envolve a organização e a publicação de uma base de dados inteligente, que oferecerá serviços gratuitos para todos que acessam o saite e informações customizadas, destinadas a assinantes. O veículo vai trabalhar junto com o Google nos próximos meses para oferecer cada vez mais conteúdo de qualidade sobre o Congresso Nacional.

Na opinião do coordenador do News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, o Desafio de Inovação empodera as redações para que elas possam adotar inovação e tecnologia e, ao mesmo tempo, evoluir para modelos de negócio para deixar o jornalismo sustentável na era digital.

(Com informações do Congresso em Foco.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here