A cobertura da mídia sobre suicídio é assunto do I Encontro da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) com Jornalistas Mineiros sobre o Suicídio e a Mídia, que será realizado no dia 25/9, quarta-feira, às 15h, na Faculdade de Medicina da UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190, sala 29).
O encontro, destinado a psiquiatras, residentes, jornalistas e estudantes de jornalismo, é uma realização da AMP e do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Ele faz parte do Setembro Amarelo, campanha de combate e prevenção do suicídio realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e suas filiadas. A campanha tem diversas atividades, de 16 a 29 de setembro, na capital e no interior (veja a programação completa abaixo).
Estarão presentes ao encontro os jornalistas Flaviane Paixão, coordenadora de jornalismo do jornal O Tempo; Eduardo Costa, jornalista e apresentador da Rádio Itatiaia e TV Record Minas; Nair Prata, jornalista e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e Vivian Santos, jornalista e apresentadora da TV Globo Minas, entre outros.
O encontro contará também com a participação do presidente da AMP, Humberto Correa, e da professora Juliana Lofego, do Curso de Jornalismo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre.
Campanha em Minas
Setembro Amarelo faz referência ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Neste dia, atividades acontecem em todo o mundo. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de setembro de 2018, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo; uma pessoa a cada 40 segundos. É segunda causa de morte entre jovens com idade de 15 e 29 anos e vem aumentando nos últimos anos no Brasil.
A programação inclui palestras, caminhadas, simpósios e debates, além da troca da iluminação noturna de edificações públicas e de entidades médicas pela cor amarela. Até agora os prédios da Assembleia do Estado de Minas Gerais e da Associação Médica de Minas Gerais estão iluminados pela cor amarela, chamando a atenção de quem passa.
Uma das preocupações do Setembro Amarelo em Minas tem sido a relação entre o uso do álcool entre crianças e adolescentes e a prevenção do suicídio. Associado a festas e comemorações entre jovens, o álcool, droga lícita e, à primeira vista, inofensiva, pode se tornar uma bomba relógio quando o assunto é suicídio. Estudar, debater e levar o jovem a entender o tema é objetivo da AMP durante o Setembro Amarelo 2019.
Setembro Amarelo 2019
Programação
2º Simpósio de Prevenção do Suicídio UFMG/AMP (200 vagas)
Data: 16 e 17/9/2019
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG
Realização:Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG (SAM/UFMG) e UFMG
Encontro da AMP com jornalistas mineiros sobre o suicídio e a mídia
Data: 25/9/2019 – 15h
Local: Faculdade de Medicina da UFMG – sala 029
Realização: AMP /Departamento de Saúde Mental da Fac. de Med. da UFMG
Apoio: Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais
Público: psiquiatras, residentes, jornalistas e estudantes de jornalismo
Audiência Pública
Data: 25/9/2019 – 10h
Local: Auditório José Alencar -ALMG (Assembleia Legislativa de MG)
Realização: ALMG/Comissão de Saúde da ALMG e AMP
Cinema Comentado do Setembro Amarelo:
Data: 25 e 26/9/2019 – 19h às 22h
Local: Uni BH Campus Estoril
Sala de Metodologias Ativas do Bloco Carandá 2
End: Av. Mário Werneck 1685 (entrada pela portaria da R. Libero Leone 259)
Filme: Ensina-me a Viver (25/9)
Filme: Elefante (26/9)
Programação no interior de Minas Gerais:
II Jornada de Psiquiatria de Juiz de Fora
Data: 16 e 17/9/2019
Local: Associação Médica de Juiz de Fora
Realização: AMP
Sobre suicídio e depressão: não silencie, di-VIDA
Data: 28 e 29/09/2019
Local: Lavras /MG
Realização: AMP / UFLA /OAB Cidadã.
Assessoria de Imprensa: Fazito Comunicação – (31) 3463-4381.
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[12/9/19]