As inscrições para a aula sobre Cobertura Econômica estão abertas. O curso será no sábado, 10 de agosto, de 9h30 até 12h30 e integra o Curso Jornalismo e Democracia – ideias para enfrentar a crise promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.
O curso será ministrado por três jornalistas. A repórter do jornal O Tempo, Queila Ariadne e a produtora da TV Record, Ana Paula Pedrosa, vão contar os bastidores das diversas reportagens premiadas que publicaram. Elas também darão dicas sobre o cotidiano na cobertura econômica e vão compartilhar a experiência adquirida em quase duas décadas trabalhando em redações.
A outra parte do curso será responsabilidade do jornalista e economista, João Carlos Firpe Penna, que atuou como repórter, pauteiro, colunista e editor de economia de diversos jornais, como Diário do Comércio, Hoje em Dia e Folha de São Paulo. João Carlos também foi professor de jornalismo econômico e político da PUC Minas por 29 anos.
“Economia é um tema que provoca um certo receio em quem cobre. É um assunto considerado chato, difícil, pouco atrativo. O maior desafio da cobertura econômica é mostrar que a economia está em todos os aspectos da vida do cidadão, não é só ‘fazer conta'”, explica Ana Paula.
A produtora da TV Record pretende discutir maneiras de tornar a cobertura de pautas de economia mais atrativas e levar os temas para perto do cidadão. “O caminho para isso passa por humanizar os números, mostrar que as estatísticas que são tão frias e refletem dramas e situações reais, que envolvem luta, sentimentos, dificuldades e situações que afetam a todos nós. Dar vida aos números é o grande desafio e o grande charme da cobertura econômica”, afirma Ana Paula.
Queila tem pensamento semelhante e quer mostrar que economia não é um bicho de sete cabeças. “O desafio é buscar a alma desse amontoado de números e, por meio de histórias , dar sentido a eles. O desafio é contar histórias e buscar contextos”, entende a repórter do jornal O Tempo.
O pensamento de João Carlos converge com o de Queila e Ana Paula. “O mais importante é fazer jornalismo para a dona Maria entender”, afirma.
João Carlos destaca, contudo, que a dona Maria já entende muito do assunto, pois cuida das finanças da casa, das compras no mercado, lida com o banco e vive a economia no cotidiano. “O jornalismo deve ajudar a dona Maria a ser agente da história dele. A manchete não deve ser feita para o mercado, mas para as pessoas”, afirma João Carlos. O problema é que, muitas vezes, segundo o jornalista, a cobertura econômica é feita de uma maneira que serve apenas aos poderosos.
No curso, além desse aspecto, João Carlos vai abordar a importância de entender a economia ligada à política e de conhecer os indicadores básicos para poder fazer boas perguntas e fundamentar bem as reportagens.
Ideias para enfrentar a crise
O curso Jornalismo e Democracia: ideias para enfrentar a crise é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, tem apoio da UNA e dá direito a certificado.
A aula inaugural aconteceu na sexta-feira 14 de junho, com palestras dos jornalistas João Paulo e Leonardo Sakamoto (clique AQUI para ler matéria sobre a palestra do Sakamoto e AQUI para ler matéria sobre a palestra do João Paulo).
O primeiro módulo do curso foi realizado no sábado 15 de junho, com aulas sobre jornalismo investigativo e radiojornalismo. O segundo foi em 6 de julho, com aulas de cobertura política e fotojornalismo. Webjornalismo e Cobertura Esportiva integraram o terceiro módulo, em 20 de julho.
No sábado (10 de agosto), além do curso de Cobertura Econômica haverá o curso de Jornalismo Popular de 13h30 até 16h30.
A inscrição pode ser feita separadamente para cada tema. O curso terá mais três módulos com seis temas.
Grandes Reportagens (longform) e Jornalismo Cultural – 24 de agosto
Telejornalismo e Como deixar a redação e empreender – 14 de setembro
Assessoria de imprensa e O que é preciso para ser um bom repórter? – 28 de setembro
Informações
- Confira a página do curso: http://www.sjpmg.org.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise/
- Todos os professores são voluntários e atuam dessa maneira para ajudar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).
- A arrecadação do curso será integralmente dedicada ao SJPMG.
- Estudantes devem apresentar um comprovante de matrícula.
- O certificado será enviado por e-mail.
- O certificado será assinado pelo SJPMG e pela UNA.
- A aula custa R$ 50 para estudantes e jornalistas sindicalizados em dia. Para os demais custa R$ 80.
Formas de pagamento
- Na sede do Sindicato, de segunda a sexta, de 13h30 até 18h. Pagamento em dinheiro, cartão de debito ou crédito. (Av. Álvares Cabral, 400, Centro)
- Pelo SYMPLA, na internet, com taxa de 10%. (https://www.sympla.com.br/jornalismo-e-democracia-ideias-para-enfrentar-a-crise__522905)
Dúvidas
e-mail: cursojornalismosindicato@gmail.com
whatsapp: (31) 9-9892-8019 ou (31) 9-8689-3661
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[02/8/19]