Brasil da Fato MG completa seis anos e comemora com festa

0
326

Em uma conjuntura francamente desfavorável ao jornalismo, o semanário Brasil de Fato comemora com uma nova edição – a de número 295 – e festa, nesta sexta-feira 23/8, seis anos de circulação em Minas Gerais. Nacionalmente, o jornal circula há 16 anos e também tem o que comemorar: no último ano lançou mais duas edições estaduais, na Bahia e no Ceará, o que o torna a maior rede de tabloides do país, com oito edições – as outras são do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraíba.

O Brasil de Fato MG é o principal jornal em tiragem no estado no dia em que circula. São 40 mil exemplares distribuídos gratuitamente, a maior parte em mãos, por uma rede de colaboradores. O objetivo de ampliar a tiragem em 2019 não foi alcançado, mas não reduzi-la foi uma grande vitória, que se soma a outras: a ampliação do alcance da rádio Brasil de Fato e a duplicação do número de acessos do portal, que chegou a 2 milhões por mês.

“Esse crescimento reflete a procura por outro tipo de informação e é uma recompensa pelo esforço feito pela rede Brasil de Fato”, avalia a editora Joana Tavares.

Ela observa que este último ano foi um ano muito pesado para as lutas populares e isso foi sentido no jornal. Ao mesmo tempo, ficou muito claro que o BdF é uma das respostas para o quadro político de ataque aos direitos e aos movimentos sociais. “Precisamos investir na comunicação popular”, enfatiza.

Edições especiais

Outro sucesso alcançado este ano foram as edições especiais sobre a reforma da Previdência e sobre o impacto do aumento do gás e do petróleo nos preços dos alimentos. A cobertura do crime da Vale em Brumadinho feita pelo BdF teve grande repercussão. O jornal deu voz aos atingidos pelo rompimento da barragem e mantém uma cobertura sistemática do assunto. Já produziu várias reportagens especiais e rara é a edição que não publica matéria sobre as consequências do crime, sempre do ponto de vista da população, fiel ao lema do BdF: “uma visão popular do Brasil e do mundo”.

Apesar do seu alcance, o BdF não recebe publicidade da Vale, ao contrário de outros veículos mineiros. Nenhum governo – nem federal, nem estadual, nem municipal – também anunciou no jornal este ano. Ele sobrevive de anúncios pagos por sindicatos e movimentos sociais, basicamente, que, como é sabido, sofreram duros golpes nas suas finanças desde a reforma trabalhista do governo golpista e do atual governo. A única publicidade oficial publicada pelo BdF foi da Assembleia Legislativa.

Curso e rádio

Outra novidade do BdF em 2019 foram os cursos de formação, com ciclos de debates sobre assuntos específicos. Conduzidos por jornalistas e especialistas colaboradores do jornal, eles já abordaram temas como cobertura de conflitos socio-ambientais e comunicação e sindicalismo. “É uma experiência muito bacana, um espaço de reflexão e debate, que teve procura muito boa”, conta Joana Tavares.

O Brasil de Fato produz há dois anos um programa transmitido pela Rádio Favela (106,7 FM), de Belo Horizonte. Com uma hora de duração, o Programa Brasil de Fato vai ao ar aos sábados, às 11h, com reprise aos domingos, 7h, e trata de assuntos nacionais, estaduais e locais. O conteúdo pode ser baixado também no portal.

Em parceria com o Sind-UTE-MG, o BdF produz também o programa Roda de Conversa, transmitido ao vivo toda segunda-feira, às 11h. Com duração de uma hora, o programa vai ao ar pela Rádio Autêntica Favela FM, de BH, e é retransmitido pela rádio web BdF e mais 13 emissoras FM em várias regiões do estado: Alternativa, em Cabeceira Grande; Quintal, em Viçosa; Vale, em Araçuaí; Cidade, em Turmalina; Liberdade, em Riachinho; Formoso, em Formoso; Líder, em Bonfinópolis de Minas; Sertão, em Chapada Gaúcha; Planalto, em Brasilândia de Minas; Divinópolis, em Divinópolis; Bom Sucesso, em Minas Novas; 98, em Diamantina, e Comunicativa, em João Monlevade.

A rádio web BdF participa da vigília Lula Livre transmitindo semanalmente um programa ao vivo direto de Curitiba. O portal do jornal produz uma cobertura multimídia, com programas que podem ser baixados da internet e podcasts. Em parceria com a rede de televisão TeleSur, o portal transmite um programa semanal com dez minutos de duração todas as quintas, às 16h.

Os seis anos do Brasil de Fato MG serão comemorados junto a um movimento vitorioso na capital, a Ocupação Pátria Livre, localizada na Pedreira Prado Lopes (Rua Pedro Lessa, 435), no Bairro da Lagoinha. A festa começa às 18h desta sexta-feira 23/8 e tem como atrações apresentações do Boi Luzeiro e dos Tiozões do Pagode. A entrada é gratuita.

Brasil de Fato MG: https://www.brasildefato.com.br/minas-gerais/

Brasil de Fato: https://www.brasildefato.com.br/

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[22/8/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here