Sindicato repudia agressão a equipe da TV Globo em Ribeirão das Neves

0
38

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público repudiar a agressão sofrida por uma equipe da Rede Globo Minas nesta terça-feira 30/4 por seguranças de uma Unidade de Pronto Atendimento em Ribeirão das Neves, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Sindicato se solidariza com os profissionais atacados e exige mais uma vez que as autoridades tomem providências para garantir a integridade dos jornalistas no exercício do seu trabalho.

A agressão é inadmissível. Os jornalistas cumpriam seu dever profissional de informar a população sobre o alarmante aumento dos casos de dengue em Minas e a deficiência de atendimento do sistema de saúde.

É a segunda vez em nove dias que uma equipe de televisão é agredida por seguranças enquanto realizava seu trabalho profissional em um órgão público em Minas Gerais. O repórter cinematográfico Alexandre Ribeiro, que acompanhava a repórter Larissa Carvalho, foi agredido com um tapa e parte da câmara foi quebrada. A agressão só foi interrompida pela intervenção dos pacientes da UPA, alguns dos quais esperavam para ser atendidos havia mais de 15 horas.

Felizmente, dessa vez a Prefeitura se manifestou rapidamente, reconhecendo o “atentado aos profissionais” e pedindo desculpas. Sabemos, no entanto, que o episódio faz parte de um quadro de restrições ao trabalho dos jornalistas e à liberdade de imprensa que vem se agravando nos últimos anos e que não podemos aceitar.

O Sindicato vai procurar o Ministério Público do Trabalho e estudar que medidas podem ser tomadas para que agressões desse tipo, praticadas por seguranças e guardas privadas patrimoniais, sejam coibidas.

A liberdade de imprensa é garantida pela Constituição e é uma exigência da sociedade democrática.

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[30/4/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here