Livro ‘O Sabor das Letras’ reúne receitas e histórias da gastronomia mineira escritas por jornalistas

0
32

O Senac lançou na manhã desta quinta-feira 6/12 o livro O Sabor das Letras, escrito por 47 jornalistas mineiros (foto). Em crônicas saborosas, os autores falam das suas relações com a gastronomia e apresentam receitas familiares que recuperam memórias afetivas e histórias pessoais. Resgatam ainda a história do jornalismo gastronômico em Minas Gerais, desde encontros como o telegastroetilicoalmoço, da década de 1980, até os grandes eventos dos dias atuais, passando pelos cadernos especiais dos diversos veículos de comunicação.

O livro foi organizado pelo jornalista Américo Antunes, a partir de uma ideia inicial dos também jornalistas Virgínia Castro e Ricardo Camargos. As fotografias são de Marcos Alvarenga e Carlos Avelin. A Casa do Jornalista apoiou o projeto e receberá como contrapartida um lote de livros. A obra não terá distribuição comercial.

“É um livro delicioso”, disse Américo. “Ele resgata experiências pessoais dos jornalistas, receitas de família, encontros, e nesse sentido é também um livro afetivo, que relaciona culinária e afetos”, acrescentou.

A partir da iniciativa de Virgínia e Ricardo começaram a ser feitos contatos com os autores. Todos os textos foram escritos especialmente para o livro. Diretor da Casa do Jornalista, Américo buscou as parcerias que viabilizaram a publicação. O sistema Sesc e Senac adotou a obra e patrocinou a produção gráfica e editorial; outros parceiros, a diagramação e a pesquisa.

O lançamento foi feito no Senac em Belo Horizonte com participação de dirigentes empresariais e dos autores. Oito pratos cujas receitas constam do livro foram degustados, entre eles carne de sol com pequi e arroz com pato. O livro terá um segundo lançamento na Casa do Jornalista, quando as obras de reforma forem concluídas. Também estão programados lançamentos em Brasília e Diamantina, em 2019.

Entre os jornalistas autores do livro estão: Mauro Werkema, Carlos Herculano, Eduardo Murta, Samuelito Mares, Tecris de Souza, Edson Martins, Maurício Lara, Ivan Drummond, Vera Godoy, Vima Fazito, Beth Fleury, José Amaro Siqueira, Carlos Felipe, além dos já citados.

(Crédito da foto: Gil Sotero.)

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[6/12/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here