Comitê Gestor de Internet no Brasil lança plataforma para combater ‘fake news’

Com a o crescimento da distribuição das chamadas fake news, principalmente pela internet, o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) lançou na terça-feira 14/8 o guia “Internet, Democracia e Eleições”, com a proposta de combater a desinformação e valorizar informações de qualidade para o pleito deste ano. A cartilha, disponível on-line (clique aqui para ver), também orienta como evitar a disseminação de notícias falsas por gestores públicos e usuários.

“O objetivo desse guia é trazer a reflexão, as boas práticas para o uso da internet e para se obter e divulgar informações, principalmente relativas às eleições”, explica o coordenador da CGI.br, Sérgio Amadeu, acrescentando que o trabalho também aborda a questão das notícias falsas plantadas na internet pelos próprios candidatos, que podem “exagerar” em suas propagandas oficias.

Diversas entidades preocupadas com o impacto que as notícias falsas podem ter sobre as eleições deste ano têm promovido plataformas on-line para enfrentá-las. No entanto, a coordenadora geral do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, ressalta que o combate à desinformação não pode ser tornar pretexto para impedir o exercício da manifestação da crítica.

Segundo Renata, alguns candidatos têm utilizado do argumento para retirar conteúdos que os criticam. “O Dória está fazendo isso”, aponta. “Ele condenou, por exemplo, uma pessoa a retirar o conteúdo em 24 horas (da rede social), porque essa pessoa disse que ele não cumpriu o compromisso de seguir até o final do seu mandato de prefeito. Isso por acaso é desinformação? Não, é opinião”, argumenta a coordenadora do FNDC.

(Publicado pela RBA.)

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[16/8/18]

Veja também

Câmara de Aracaju aprova exigência de diploma para jornalistas no poder público municipal

A Câmara Municipal de Aracaju (SE) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira 21/10, em sessão remota ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *