FNDC fará ato em solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas do RS

0
36

O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizará no próximo dia 21 de maio (segunda-feira), às 14h, o Ato em Defesa da Democracia e da Liberdade de Expressão – Solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas do RS, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O evento já conta com o apoio da CUT-RS, da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo. Estão sendo convidados a participar do evento comunicadores, parlamentares, representantes de entidades sindicais e representativas e de movimentos sociais.

Denunciar o papel da mídia no golpe

O objetivo é defender a democracia e a liberdade de expressão, denunciar o papel da mídia no golpe de 2016 e prestar solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas, cujo presidente Milton Simas Júnior foi vítima de ataques descabidos nos veículos do monopólio de comunicação no Estado e nas redes sociais, por ocasião da sua visita no último dia 28 de abril, ao Acampamento Marisa Letícia, na Vigília Lula Livre, em Curitiba.

O próprio vídeo gravado pelo cinegrafista da RIC Paraná, afiliada do Grupo Record, Record, que viralizou na internet, comprova a intenção de Simas de orientar um colega de profissão, de forma que pudesse fazer a cobertura com maior segurança no dia em que havia ocorrido o atentado a tiros ao Acampamento. “Tô te avisando, que é pra preservar a tua integridade”, afirmou. Confira a nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas.

Defesa da democracia e da liberdade de expressão

A CUT-RS, que integra a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC ao lado do Sindicato dos Jornalistas e do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsepe-RS), também veiculou uma nota, afirmando que “não houve qualquer intimidação, sendo respeitada a liberdade de expressão e de imprensa”.

Segundo o texto, sob o título “A quem interessam as acusações contra o presidente do Sindicato”, esses ataques “só interessam à mídia golpista, que promove uma perseguição implacável contra Lula e seus apoiadores”.

Mídia golpista

“A CUT-RS não compactua com essa mídia golpista, está junto com o presidente do Sindicato na luta pela liberdade de Lula e pelo resgate da democracia, e apoia a democratização da mídia por uma comunicação com ética, pluralidade, respeito e diversidade de opiniões”, conclui a nota.

Solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) é o representante legítimo da categoria, defendendo os seus direitos conquistados e lutando pelo atendimento de suas reivindicações.

Ao longo dos seus 76 anos de história, a entidade vem atuando com firmeza e coragem, tanto nos momentos de luta em defesa da democracia como no combate às ditaduras e aos golpes que têm afetado a vida do povo brasileiro.

Atualmente, o Sindicato está liderando a resistência à extinção da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e da FM Cultura, diante do projeto de lei do governador José Ivo Sartori (MDB) aprovado pela maioria dos deputados estaduais em dezembro de 2016.

Participação da coordenadora nacional do FNDC

O ato contará com a presença da coordenadora nacional do FNDC, jornalista Renata Mielli. Ela estará em Porto Alegre, onde participará também do curso “O golpe de 2016 e a nova onda conservadora no Brasil” promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Renata, que acaba de ser reeleita para novo mandato à frente do FNDC, será uma das painelistas da oitava aula sobre “A Mídia e o Golpe”.

(Publicado no saite do Sindjors.)

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[17/5/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here