“Minha vida também é essa: pedalar pelo bairro Floresta.” Com este lema, paródia da famosa frase do compositor Rômulo Paes – que está registrada em monumento na rua da Bahia com Álvares Cabral –, acontece o passeio retrô de bicicletas Tweed Ride BH no próximo domingo, 22/10, na capital mineira. O evento visa a promover um olhar para detalhes da região que está intimamente ligada à história da cidade. O passeio irá passar por ruas e casarões históricos do bairro.
O bairro Floresta tem charme e belezas singulares. Casarões antigos ao lado de prédios modernos, árvores centenárias, praças, escolas e tradição cultural. Os organizadores do Tweed Ride BH querem promover uma experiência pelo bairro que ficou famoso em diversas frases como a do Rômulo Paes, pelos bondes que vinham do tradicional bairro, subiam a rua da Bahia e pelas histórias do lugar.
“Na época dos bondes as bicicletas também já circulavam pelo bairro Floresta. Ele nasceu para abrigar operários que trabalharam na construção de Belo Horizonte e muitos desses operários trouxeram na viagem suas bicicletas”, declara Gil Sotero, jornalista e co-organizador do evento.
O passeio pelo Floresta integra a comemoração dos 120 anos de Belo Horizonte. Inspirada na arquitetura de cidades modernas como Paris e Washington, Belo Horizonte só ganhou alma e corpo por meio dos diversos ofícios dos trabalhadores que vinham de várias partes do mundo e tinham como ponto de chegada a Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Vitória Minas.
Segundo a também jornalista e co-organizadora do Tweed Ride BH Nívia Machado, este passeio tem um gosto especial. ” Nasci no Santa Tereza e estudei a infância e adolescência no colégio mais antigo da capital, o Santa Maria. Passar por ele de bicicleta vestida com trajes retrô é como se eu pudesse voltar ao passado de minha infância e sentir novamente o cheiro da merenda que trazia de casa”, conta.
O Tweed Ride BH além de promover a bicicleta como um meio de transporte do dia a dia, ele vai além no sentido de promover sentimentos da memória afetiva que vem desde o uso de roupas e acessórios vintage e retrô, até a lembrança da infância quando passava pelas ruas do bairro. Afinal qual belo-horizontino nunca subiu Bahia e desceu Floresta?
Tweed Ride BH
Os participantes do TWeed Ride BH se inspiram em figurinos e acessórios das décadas de 40 e 50 e pedalam pela cidade promovendo o uso da bike, algumas delas vintage resgatadas de acervos familiares e antiquários. Resgatando o patrimônio histórico, redescobrindo a memória nas ruas da cidade. O principal objetivo é conscientizar a população do uso da bicicleta nos bairros e como esse usa estabelece uma outra relação com a cidade e sua memória. O Tweed Ride BH começou a realizar passeios em 2013 inspirando em um movimento nascido em Londres.
SERVIÇO
Tweed Ride BH – Primavera na Floresta
Dia: 22/10, domingo
Horário: 9h.
Local: Praça Comendador Negrão de Lima, Floresta, Belo Horizonte
Informações: tweedridebh@gmail.com
Fotos: Tweed Ride Divulgação – Assessoria: Nívia Machado, Repórter TV UFOP (31) 9458-2684.