terça-feira , 30 maio 2023

Desenhista e escritor, Lelis está perto de atingir meta no Catarse para publicar HQ infantil

O desenhista e escritor Lelis está perto de atingir a meta de financiamento coletivo, via Catarse, para seu livro de quadrinhos “Anuí”. Você pode contribuir para a realização do projeto, conhecer o trabalho primoroso do artista e detalhes do livro clicando aqui.

Ilustrador do jornal Estado de Minas, com passagem pela Folha de S.Paulo, e reconhecimento internacional, Lelis nasceu em Montes Claros, onde começou seu trabalho de desenhista para imprensa, em 1986. Ilustrou muitos livros e escreveu três: Saino a Percurá, Cidades do Ouro e Hortência das Tranças.

Como quadrinista, Lelis publicou, entre outros, “Dernières cartouches (Últimos cartuchos)”, com roteiro de Antoine Ozanam, pela editora francesa Casterman. Foi também selecionado para a antologia sérvia Stripolis, com quadrinhos de artistas da República Tcheca, Polônia, Canadá, EUA, Itália e Bélgica.

Seu novo projeto nasceu como livro, mas a crise econômica interrompeu projetos do mercado editorial infantil. Disposto a não ficar de braços cruzados, Lelis transformou a literatura em quadrinhos e buscou financiamento coletivo. “Vi que a história tinha estrutura de quadrinhos, personagens fortes, ritmo e fôlego suficiente para aguentar 48 páginas.”

Deu certo: lançado em 14 de agosto, com meta de R$ 20 mil, o projeto já ultrapassou R$ 16 mil. A data limite é 14 de outubro.

Anuí narra a história de uma menina que ouve uma caixinha de música para dormir e que desanda a chorar quando o brinquedo estraga. Só uma pessoa na cidadezinha é capaz de consertá-lo, um sujeito muito habilidoso mas também muito mal humorado. Mesmo em dúvida, a mãe da menina resolve procurá-lo, desencadeando a história.

Anuí, explica o autor, é corruptela do verbo anuir, na forma como se fala no Norte de Minas. “A oralidade é muito forte no Norte de Minas”, ressalta Lelis, que adota, na grafia, a língua falada, como forma de transmitir ao leitor a cultura local.

[21/9/17]

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

Um comentário

  1. Dário Cupertino de Paiva

    Lelis é mais um na Grande & Talentosa Constelação de Desenhistas, Cartunistas, Chargistas que Orgulham Minas Gerais! Quando olhei para a tela e vi a “palavra” “Anuí”, pensei que era um nome indígena! rsrsrs Muito Feliz em ver que a Tradição de Henfil, Ziraldo, Augusto Rocha, Radik, Oldack Esteves, LOR, Aroeira e tantxs outrxs CONTINUA FIRMÍSSIMA !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *