UFMG lança portal para analisar notícias de saúde

0
30

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da UFMG lançaram na segunda-feira 14/8, o primeiro portal acadêmico de avaliação de notícias em saúde no Brasil. O saite faz parte do projeto Media Doctor do Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde (Ccates) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Preocupados com a qualidade da informação em saúde oferecida à população brasileira, os pesquisadores adotaram a metodologia Media Doctor, implantada em países como a Austrália, Estados Unidos, Canadá e Japão para analisar as notícias em saúde publicadas em jornais, revistas e portais online.

O projeto é coordenado pelo professor Augusto Guerra, do Departamento de Farmácia Social, financiado pelo Ministério da Saúde, e traz no saite http://www.ccates.org.br/mediadoctor avaliações de reportagens sobre tecnologias em saúde. Para as avaliações, os pesquisadores examinam critérios científicos como indicação: benefícios; segurança; custo; alternativas; novidade tecnológica em saúde e independência da informação.

Além das avaliações por profissionais de saúde, o portal Media Doctor terá o Olhar do Jornalistas, que é a percepção de um profissional da imprensa sobre o conteúdo escrito, observando critérios de noticiabilidade. Já a Bula, servirá aos jornalistas como fonte segura de informações por apresentar definições científicas de doenças, tratamentos e medicamentos.

Outro diferencial do Media Doctor Brasil é que o saite apresentará um monitoramento das avaliações, o Scanner Saúde, uma espécie de raios-X das reportagens avaliadas pelos pesquisadores em que se observa: percentual daquelas que receberam cinco estrelas e temas mais publicados em jornais, revistas e portais de notícia do país.

Informações sobre o Media Doctor: Natália Freitas – (31) 3409-6394 ou 31- 9-9192-6753 – pesquisadora colaboradora do Ccates/UFMG, mestranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica na UFMG; Naiana Amdrade (31) 9-8800-5671 – colaboradora do Ccates/UFMG, especialista em imagens e culturas midiáticas pela UFMG.

(Divulgado pelo Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde, em 14/8/17.)

[17/8/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here