Google lança ferramenta de verificação de notícias falsas no Brasil

Após chegar aos EUA e alguns países da Europa, o recurso de verificação de notícias falsas do Google acaba de ser lançado na América Latina, mais especificamente no Brasil, Argentina e México.

A partir de agora, os usuários do Google Notícias verão um selo específico chamado “Verificação de Fatos” que aponta quando uma notícia foi checada por organizações independentes.

Por aqui, a gigante de buscas fez parcerias com a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública para a iniciativa, chamada de “fact check” nos EUA – na Argentina, essa tarefa ficará a cargo do Chequeado e no México com ChecaDatosMx e El Sabueso.

Lançada originalmente em outubro, a ferramenta do Google estava disponível até então nos EUA, Reino Unido, Alemanha e França e deve chegar a mais países em breve, de acordo com a empresa de Mountain View. A discussão sobre o compartilhamento de notícias falsas na Internet ganhou força em meio às eleições presidenciais dos EUA, vencidas por Donald Trump no final de 2016.

Vale notar que os usuários brasileiros verão o selo do Google em reportagens que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br, na busca por notícias dentro do próprio Google e também nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android.

(Publicado no saite da revista Brasileiros, em 16/2/17.)

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *