Documentário ‘Profissão Fotógrafo’ é lançado em BH

0
60

A Estação Mídia Filmes lança nesta quarta-feira 31/8, em Belo Horizonte, o documentário “Profissão Fotógrafo”. O filme será exibido pela primeira ao público no Museu da Imagem e do Som (MIS) Cine Santa Tereza às 19h (a apresentação para convidados aconteceu ontem). Com direção de Rogério Costa, produção executiva de Vera Godoi e tendo como produtor associado Ivan D’Albuquerque, o documentário contém entrevistas com 21 grandes fotógrafos mineiros. A entrada é gratuita.

A ideia dos três amigos fotógrafos era entrevistar os profissionais mais antigos na profissão e que moram em Belo Horizonte. Na prática, não foi bem assim assim que aconteceu, pois o primeiro entrevistado indicou outro, que indicou outro, e, numa “bola de neve” 21 fotógrafos deram depoimentos.

São eles: Ana Valadares, Antônio Cocenza, Antônio Faustino, apelido Niquinho, Bernardo Magalhães, apelido Nem de Tal, Câncio de Oliveira, Célio Apolinário, Cristiano Quintino, Eduardo Trópia, Eugênio Sávio, Eustáquio Neves, Evandro Santiago, Ilana Lansky, Márcia Charnizon, Mauro Sérvulo, Miguel Aun, Paulo Arumaa, Pedro David, Pedro Graeff, Soraya Ursine, Tibério França e Vera Godoi.

Casos, histórias e reflexões

Os 21 profissionais entrevistados representam diversas áreas da fotografia, como Paulo Arumaa, que brilhou na fotografia industrial e foi um vanguardista na técnica de grande formato. Nem de Tal, hoje dono de pousada em Diamantina, ainda fotografa diariamente e vai para o laboratório analógico copiar negativos preto e branco e cor, que pratica com sua câmara pinhole, fazendo experiência com resultados maravilhosos.

O jovem Pedro David é um artista contemporâneo com carreira de prêmios, livros e exposições. Os mestres Mauro Sérvulo e Câncio de Oliveira dão aula de sabedoria e juventude; o primeiro já teve em torno de 11 alunos e o segundo guarda em sua casa mais de cem mil negativos.

Antônio Cocenza fala que formou a melhor equipe de fotojornalismo mineiro, nas ultimas décadas do século vinte, e hoje nem uma câmara tem, pois o que quer mesmo é curtir os amigos, a família e as histórias relembradas em deliciosos churrasco em clube da cidade no qual hoje é diretor. Antônio Faustino, nosso querido Niquinho, foi por quatro décadas fotógrafo do jornal Diário de Minas, onde trabalhou com grandes jornalistas e escritores, como Carlos Drummond de Andrade; conta caso, ensina fotografar e até canta música gravada por Nelson Gonçalves.

As mulheres, em menor número no documentário, contam casos, dão dicas e fazem reflexões críticas sobre vários assuntos. Ilana fala de antissemitismo e mercado de trabalho. Soraya, hoje morando na França, fala de como fotografou Brad Pitt e Angelina Jolie comprando roupinhas para os bebês gêmeos que estavam esperando; ela não ganhou nem um centavo pelo trabalho, que acabou saindo em mais de cem jornais do mundo.

42 horas

As histórias do filme foram coletadas a partir de dezembro de 2015 até final de março de 2016, em Belo Horizonte, Diamantina, Serro e Ouro Preto. Ao todo foram 42 horas de gravação, que viraram um filme de 90 minutos. O restante dos depoimentos será exibido em cinco episódios, em diversos canais, a serem divulgados oportunamente.

A produção informa que nenhuma captação de recursos financeiros foi feita para viabilização dos trabalhos, mas que o espaços públicos da cidade foram prontamente disponibilizados para a exibição do filme. O Museu da Imagem e do Som, conhecido como Cine Santa Tereza, foi o local primeiramente procurado, para incentivar o cinema de rua, hoje tão raro na cidade, e pela possibilidade de proporcionar aos interessados frequentar o cinema de graça e valorizar nossos profissionais. O projeto não terminou, novos documentários “Profissão Fotógrafo” estão nos planos.

Contatos:

Rogério Costa: rogeriocostabrasil@gmail.com, (31) 9-9939-5094

Vera Godoi: veragodoybr@yahoo.com.br, (31) 9-8624-7800

Ivan D’Albuquerque: ivandalbuquerque@terra.com.br

Eustáquio Neves: (38) 9-9246-6804

Evandro Santiago: (32) 9-8833-1030

Ana Valadares: (31) 3285-1020

Pedro David: (31) 9-9765-9766

Ilana Lansky: (31) 9-9991-5256

Pedro Graeff: (31) 3493-5625

Márcia Charnizon: (31) 3443-5633

Eduardo Trópia: (31) 9-9916-7283

SERVIÇO

Lançamento do documentário “Profissão Fotógrafo”

Data: 31/8/16

Horário: 19h

Local: MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, BH)

(Crédito da foto: Ricardo Laf / PBH.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here