MOSTRA ITINERANTE BICICULTURA 2016 SERÁ EXIBIDA EM BH

0
46

O maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, o Bicicultura ocorrido em Maio de 2016 em São Paulo, apresenta no dia 26 de julho (terça-feira) no Centro Cultural CentoeQuatro a 1ª Mostra Itinerante de Vídeos Bicicultura 2016.

O evento exibirá cerca de 13 vídeos produzidos em diversas regiões em que os protagonistas são ciclistas e abordam aspectos da cultura da bicicleta. O objetivo é divulgar, debater e fomentar a cultura da bicicleta. A 1ª Mostra de Vídeos Bicicultura inaugurou um espaço do audiovisual nas telonas para as bicicletas e partir de agora será itinerante de modo colaborativo e voluntário. A proposta é que a exibição seja organizada e autogerida por ciclistas locais indo às cidades que se mobilizarem a fazer a discussão

O uso da bicicleta nos centros urbanos tem sido pauta de muitas políticas públicas, assim como a cultura que tem ressurgido graças o uso da magrela. Uma das plataformas para o fortalecimento dessa cultura é o audiovisual, e Belo Horizonte será a primeira capital brasileira a receber a mostra itinerante dos vídeos exibidos durante o Bicicultura 2016.

A mostra é uma forma de estimular novas produções focadas na cultura da bicicleta; explica José Renato Bergo, articulador da mostra, “O objetivo é divulgar o que vem sendo produzido e estimular “ciclorealizadores” a criarem novos e melhores projetos audiovisuais, de modo que alinhem suas expectativas para mais, num circulo virtuoso onde possamos observar o nosso jeito de pedalar e discutir como incentivar outras pessoas a sair por aí num rolê”, escreveu.

A escolha dos vídeos para compor a mostra intinerante se baseou em experiências plásticas e técnicas. “Posso dizer que a curadoria teve imenso carinho em selecionar os vídeos para a exibição já que queríamos genuinamente criar um panorama, um levantamento estético, de qualidade técnica e de narrativa do que vem sendo feito neste universo”, declara Bergo. Ele cita produções líricas e lúdicas como “Bicicleta” de Breno Soares e “Bicíclico” de Igor Amin/Bruna Carvalho, que estavam juntos a vídeos formais de perfis como “Ravelli” de Ednei Sulzbach e “Drop Doc” de Luciano Kurt. “Estes e os outros trabalhos criaram em nós uma sensação de riqueza narrativa e também de um existente crescimento em termos de qualidade técnica”, completa.

Ciclovia Caran Alter - Vídeo do jornalista Palestina Israel que conta uma cômica história de um palhaço e sua bicicleta.
Ciclovia Caran Alter – Vídeo do jornalista Palestina Israel que conta uma cômica história de um palhaço e sua bicicleta.

Belo Horizonte e outras partes de Minas foram cenários de destaque em várias produções como “Vá de Bicicleta” de Fernando Biagioni, “Deu um Rolê” de Rafael Lage, além do vídeo “1º “Ciclovia Caran Alter”, do jornalista Palestina Israel, escolhido pelo juri na mostra original. O vídeo do jornalista apresenta a cômica história de um palhaço que deseja comer sua tapioca de café da manhã em Alter do Chão, mas pelas dificuldades da estrada, embarca numa aventura quase mortal.

 

Serviço

A 1ª MOSTRA ITINERANTE DE VIDEOS DO BICICULTURA 2016
26 de julho de 2016 (Terça) – 20h30
Centro Cultural CentoeQuatro
Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro – BH – MG

Assessoria de Imprensa:
Gil Sotero – gsotero@live.com – (31) 99182-4349

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here